Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Iniciativas de sustentabilidade no turismo ganham o País
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Iniciativas de sustentabilidade no turismo ganham o País

Empresas do setor valorizam os destinos e encantam visitantes com iniciativas de sustentabilidade

  • Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2015, 18h20
  • Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2015, 16h14

Por Tatiana Alarcon


Para ganhar a simpatia da sociedade e se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo, empresas do setor turístico – e também o viajante - têm adotado medidas que valorizam a cultura local e contribuem para o desenvolvimento de comunidades em que estão inseridos. São ações simples que geram economia para os empresários e, com isso, oportunidades para os turistas.

A produtora de marketing Lia Tavares, de 35 anos, só viaja para destinos que tenham preocupação com os recursos naturais, hotéis que reduzam o impacto ambiental de suas atividades e valorizem a mão de obra e a cultura local. Ela aprovou Pipa, em Tibau do Sul (RN),  as reservas ecológicas em Brazlândia (DF), a Serra do Cipó (MG), e o Instituto Inhotim, também em Minas Gerais. “Como visitante, me sinto valorizada em saber que existe esse cuidado com a natureza, com os alimentos e com os trabalhadores do local”, conta.


Parque dos Sonhos

No município de Socorro (SP), o hotel fazenda Parque dos Sonhos ganhou fama internacional ao adotar práticas para minimizar os impactos negativos gerados pela sua operação. Em 2014, o hotel fazenda ganhou o 1º lugar no prêmio Braztoa de Sustentabilidade, na categoria Meios de Hospedagem, além de levar prêmio Top de Sustentabilidade. No mesmo ano, eles foram premiados pela World Travel Mark em Londres como o melhor destino em turismo responsável do mundo e o melhor para pessoas com deficiência. Entre as iniciativas, estão destinação adequada de resíduos sólidos, coleta seletiva de lixo, horta orgânica com produtos para consumo dos hóspedes, utilização de fontes alternativas de energia e reaproveitamento de água de chuva, entre outras.

Há ainda um programa de neutralização do carbono, que já resultou na plantação de mais de 13 mil mudas de árvores e um projeto de preservação de espécies ameaçadas de extinção. Lá, a água é reaproveitada, as torneiras têm sensores que fecham automaticamente, o aquecimento das águas é feito por energia solar e todas as lâmpadas são de LED. A empresa também desenvolveu atividades de turismo de aventura para pessoas com deficiência e investiu na geração de empregos com mão de obra local.


Hotel oferece turismo de aventura para pessoas com deficiência. Socorro (SP). Divulgação.

A sustentabilidade traz vantagens para os empresários, inclusive econômicas, que contribuem para aumentar a sua competitividade e permitir tarifas reduzidas ou mais vantajosas para os visitantes. Apenas em 2013, a economia gerada com as ações do Parque dos Sonhos passou de R$ 220 mil. “Essas iniciativas também refletem na satisfação dos visitantes. As pessoas veem uma empresa responsável, que aplica os valores de sustentabilidade, hospitalidade, inclusão social e preservação do patrimônio histórico do destino”, afirma o proprietário, José Fernandes.


Hotel em Socorro (SP) foi reconhecido por ações de sustentabilidade. Divulgação.

Costa dos Corais

 

Costa dos Corais/AL. Foto: Costa dos Corais Convention e Visitors Bureau. Publicada no site do ICMbio
Costa dos Corais/AL. Foto: Costa dos Corais Convention e Visitors Bureau. Publicada no site do Icmbio


Em Alagoas, o Costa dos Corais Convention Visitors Bureau, que conta com mais de 50 associados, entre hotéis, restaurantes e empreendimentos turísticos, implantou medidas para otimizar as visitas às famosas piscinas naturais da região. A área, que chega a receber 180 mil turistas por ano, era comercializada de forma desordenada, prejudicando o ecossistema do atrativo. Por isso, a empresa delimitou espaços específicos para embarcações, banhistas, área de mergulho e de preservação. As divisórias das demarcações foram feitas com a reciclagem de garrafas pet e o trabalho contou com o envolvimento das comunidades locais e tradicionais dos municípios envolvidos (índios, pescadores e ribeirinhos).

As medidas reduziram os impactos negativos dos passeios nas piscinas naturais e conseguiram beneficiar toda a cadeia do produtiva do turismo na região. No ano passado, a empresa foi a primeira colocada na categoria Parceiros Institucionais do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e ganhou reconhecimento nacional por suas ações sociais e de preservação ambiental.


Parque aquático

Parque Wet´n Wild. Foto: Gustavo Messina/MTur
Parque Wet'n Wild. Foto: Gustavo Messina/MTur

 

Ainda em São Paulo, o parque aquático Wet'n Wild, que também participou da premiação da Braztoa como um dos finalistas na categoria Parceiros do Trade, evita o desperdício com a reciclagem dos sete milhões de litros de água que abastecem todo o complexo. A única reposição feita é pequena, apenas para compensar a evaporação e para o banho dos frequentadores. Quem conhece, pode comprovar. O lago ao redor do parque, de onde a água é proveniente, tem hoje o mesmo nível de água que tinha anos atrás. O parque também desenvolve um programa educacional para instituições de ensino sobre o uso racional da água, especialmente para os moradores do estado, que sofre hoje as consequências da redução de pressão na rede de abastecimento.

Mesmo com os seus 160 mil metros quadrados, o megaparque é referência em gestão ambiental. O empreendimento possui estações completas de tratamento de água e de esgoto além de um projeto de recuperação do bioma da Mata Atlântica da região. Apesar do alto investimento, a quantidade de visitantes ao parque aquático quase dobrou. “As pessoas se sentem mais seguras em saber a procedência e o cuidado que temos com a água”, conta o gerente de Marketing, Bruno Baldacci.


Premiação

As inscrições para a edição 2015 do Prêmio Braztoa já estão abertas e podem ser feitas até o dia 2 de outubro. A premiação tem por objetivo destacar as principais iniciativas de sustentabilidade ligadas ao setor em cinco categorias: empresas associadas à Braztoa, agências de viagem, meios de hospedagem, parceiros institucionais e parceiros do trade.

Entre os critérios de avaliação destacam-se o impacto ambiental do projeto, os benefícios socioculturais e econômicos, o incentivo ao turismo sustentável, a viabilidade financeira, a abrangência e a replicabilidade.

A premiação conta com a parceria do Ministério do Turismo, que entre outras ações produziu um vídeo-case do Top de Sustentabilidade do Prêmio. Assista ao vídeo e conheça  exemplos de  ações simples  que podem ser aplicadas nos  empreendimento para torná-los  mais sustentável,  e saiba ainda algumas  vantagens de se engajar ao tema e de buscar a Premiação:

 

Leia mais:

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Braztoa

Preservação do meio ambiente torna destinos mais competitivos

Número recorde de praias brasileiras em busca certificação internacional

Turismo investe em inovação para ampliar a competitividade

Ações de sustentabilidade rendem prêmio a meios de hospedagem

 

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página