Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Bahia: a tocha olímpica passará por aqui
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Bahia: a tocha olímpica passará por aqui

Camaçari recebe reunião do governo federal com autoridades baianas para tratar da organização do revezamento da tocha

  • Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2015, 09h56
  • Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2015, 11h02

 

Elevador Lacerda, Salvador, Bahia. Foto: Embratur
Chama olímpica percorrerá sete cidades da Bahia. Foto: Elevador Lacerda, Salvador, Bahia. Banco de imagens/Embratur

Em maio de 2016, a tocha olímpica começará a percorrer o Brasil até chegar ao Rio de Janeiro, em agosto, para a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. No meio do caminho, está a Bahia, onde a chama olímpica pernoitará em sete cidades do litoral e do interior com a previsão de realização de grandes celebrações que vão marcar o revezamento em solo brasileiro.

Para organizar a passagem da tocha pelos municípios baianos, uma comitiva do governo federal se reúne com autoridades locais nesta quinta-feira (17) em Camaçari, região metropolitana de Salvador. Em pauta a logística e a definição de atribuições em áreas estratégicas para o revezamento da tocha como turismo, segurança, cultura e mobilidade.

A tocha olímpica pernoitará nos municípios de Salvador, Valença, Ilhéus, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim. A data do revezamento na Bahia ainda não está definida, mas os patrocinadores dos jogos já estão selecionando em todo o país atletas, personalidades e pessoas comuns que conduzirão a tocha pelas cidades.

A Bahia se destacou durante a Copa do Mundo na recepção de turistas internacionais, segundo pesquisas realizadas pelo Ministério do Turismo.  Foi o quinto estado mais visitado.  Salvador ocupou a mesma posição entre as 500 cidades que recepcionaram estrangeiros durante evento. A hospitalidade do povo baiano foi aprovada por 93% dos turistas e a infraestrutura do aeroporto internacional por 89,2%.

O estado foi porta de entrada também para 145 mil dos 6,4 milhões de turistas internacionais recebidos pelo Brasil no ano passado, sendo a maior parte de europeus.  O volume de turistas da Europa na Bahia cresceu de 85,3 mil, registrados em 2013, para 105,7 mil em 2014, um salto de 24% em apenas um ano.

A reunião do revezamento faz parte da estratégia do governo federal de percorrer as capitais brasileiras para discutir o revezamento da tocha. Participam, entre outros, representantes dos ministérios do Turismo, do Esporte e de secretarias da Presidência da República, como a Secretaria de Relações Institucionais.

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página