Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Ministério promove oficina para atualizar mapa do turismo brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ministério promove oficina para atualizar mapa do turismo brasileiro

Representantes de 26 unidades federativas foram capacitados para coletar informações sobre municípios turísticos do país

  • Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2015, 13h06
  • Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2015, 11h16

Por Gustavo Henrique Braga

Integrantes de secretarias estaduais durante encontro na Enap. Crédito: Gustavo Henrique Braga
Integrantes de secretarias estaduais durante encontro na Enap. Crédito: Gustavo Henrique Braga


O Ministério do Turismo promoveu na última semana a primeira etapa de oficinas de formação para profissionais de secretarias estaduais de turismo. O objetivo é que eles se preparem para atuar como difusores e mediadores do Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das políticas públicas de turismo no Brasil.

A última versão do mapa (2013) conta com 303 regiões turísticas e 3.345 municípios. Estas regiões são indicadas pelas Secretarias de Estado de Turismo a partir de oficinas participativas realizadas nos estados, tendo como orientação critérios estabelecidos pelo Ministério. “É por esta razão que a participação de interlocutores nos estados é imprescindível para o fortalecimento da gestão descentralizada do turismo”, disse o Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Júnior Coimbra. 

De acordo com o secretário, eles são os principais disseminadores das diretrizes do Programa de Regionalização. “Eles também apoiam a equipe técnica do Ministério na elaboração de políticas públicas para o setor, trazendo as experiências de cada estado”, disse. Gestores públicos de 25 estados e do Distrito Federal marcaram presença em Brasília. A próxima etapa ocorre do dia 5 ao dia 8 de outubro.

Durante o evento, boa parte dos profissionais entenderam a diferença entre categorização, que é uma avaliação do nível da economia turística do local, para hierarquização, que costuma classificar os destinos em melhores ou piores. Foi o que afirmou Alessandra Lontra, gerente executiva do desenvolvimento do turismo da Secretaria de Turismo da Paraíba. “Vamos levar esse conhecimento para o estado para que os municípios se empenhem em investir no turismo e atrair mais visitantes e benefícios para a população”.

As oficinas foram uma oportunidade para trocar informações e experiências com representantes de outros estados, de acordo com Valdo Mesquita, coordenador de Destinos e Produtos Turísticos da Secretaria de Turismo do Ceará e um dos participantes do evento. “Ações de qualificação como essas ajudam a aumentar a competitividade dos destinos”, afirmou.

Municípios turísticos são agrupados em 5 categorias

 

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

registrado em:
Fim do conteúdo da página