Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Ministro do Turismo reafirma apoio aos artesãos brasileiros
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ministro do Turismo reafirma apoio aos artesãos brasileiros

Henrique Alves apoia projeto que reconhece artesão como profissional e apoia congresso que representa a categoria. Trabalhos manuais agregam valor ao destino turístico, além de aumentar sua competitividade

  • Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2015, 10h46
  • Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2015, 10h47

 Darse Júnior

Em audiência concedida aos diretores da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil, acompanhados do senador Douglas Cintra (PE), o ministro do Turismo, Henrique Alves, reafirmou apoio ao 7º Congresso Nacional que a categoria vai realizar, em Natal, entre os dias 19 e 21 de outubro.

Até a realização do congresso, que deverá reunir mais de mil artesãos em Natal, Henrique Alves vai se esforçar para que a Câmara dos Deputados aprove o projeto de lei (PL 7755/2010), que reconhece o artesão como profissional.

A luta da categoria pela regularização da profissão já tem 35 anos. Ao longo desse tempo, cinco propostas foram arquivadas. O atual PL, já aprovado no Senado, avançou na Câmara com o apoio de Henrique Alves, enquanto presidia a Casa.

A decisão é terminativa nas comissões técnicas da Câmara dos Deputados. Ela já foi aprovada pelas comissões de Cultura e Educação, se não sofrer alterações nas demais comissões que têm afinidade com o PL (Finanças e Tributação e Desenvolvimento Econômico), seguirá para sanção sem passar pelo Plenário. “O artesanato materializa nossa cultura. Precisamos do reconhecimento desses profissionais”, disse Isabel Gonçalves, presidente da Confederação dos Artesão.

 

A estimativa da Confederação é que 10 milhões de brasileiros vivam de atividades artesanais no país. No Rio Grande do Norte, segundo a presidente da Federação dos Artesãos do estado, Marcia Maria de Oliveira, são 50 mil profissionais vivendo da atividade, impulsionada pelo turismo local. “O turista vem em busca de sol, mar e paisagens, mas na volta para casa não leva água nem areia e sim o nosso trabalho em forma de artesanato”, disse.

O Ministério do Turismo apoia propostas de qualificação de mão de obra para o artesanato por meio do Pronatec. Os trabalhos manuais valorizam a diversidade da cultura brasileira e agregam valor ao destino turístico, além de aumentar a competitividade da região. Ainda hoje o trabalho de milhares de artesãos no Brasil aquece a economia e atrai turistas brasileiros e estrangeiros. Cada souvenir é um pequeno relato da história local. 

Ao longo da última década, o Ministério organizou roteiros turísticos e apoiou a divulgação de destinos que privilegiam a produção artesanal. “O artesanato é uma das atividades mais significativas dentro da cadeia econômica do Turismo”, disse Alves. O órgão também criou um manual de integração da produção associada ao turismo, disponível no portal, e lançou projeto chamado Talentos do Brasil Rural, que valoriza a produção de alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal produzidos por comunidades do campo. Ao longo dos últimos anos operadores, agentes de viagem e guias de turismo foram sensibilizados sobre a importância da produção associada.


logo agência de notícias

registrado em:
Fim do conteúdo da página