Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Quer ser pizzaiolo? Pronatec Copa tem cursos gratuitos
Início do conteúdo da página

Quer ser pizzaiolo? Pronatec Copa tem cursos gratuitos

MTur tem inscrições abertas para curso de pizzaiolo. No Dia da Pizza, inscreva-se e celebre dando um passo rumo ao sucesso!
  • Publicado: Terça, 10 de Julho de 2012, 12h26
  • Última atualização em Terça, 10 de Julho de 2012, 12h26
Pizza

Autor:Paulino Menezes

Curso de pizzaiolo inclui o passo a passo de elaboração, preparação e apresentação de pizzas, além da criação de molhos e coberturas

Brasília (DF) – O que torna uma pizza irresistível? A invenção italiana que é um dos carros-chefes da cultura gastronômica brasileira – sim, brasileira! – hoje está em festa. O Dia da Pizza é comemorado no país inteiro com receitas especiais, adaptações regionais e ingredientes que dão aquela pitadinha de Brasil à tradicional combinação massa-molho-queijo.

Mas qual é o segredo do sucesso da receita? Interessados em formar-se pizzaiolos podem se inscrever até segunda-feira (16) nos cursos gratuitos do Pronatec Copa, programa de qualificação profissional realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Educação e o Sistema S. O treinamento inclui o passo a passo de elaboração, preparação e apresentação de pizzas, além da criação de molhos e coberturas. O pizzaiolo também é o profissional responsável por coordenar e controlar o recebimento, armazenamento e acondicionamento dos insumos utilizados na receita.

Para fazer a inscrição no curso de 160 horas-aula, é necessário que o candidato tenha, no mínimo, 18 anos e Ensino Fundamental Incompleto. Faça seu cadastro aqui.

HISTÓRIA
Em 1985, o Dia da Pizza foi estabelecido pelo então secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Caio Luis de Carvalho. Segundo dados da Associação Pizzarias Unidas (SP), o Brasil possui aproximadamente 29 mil pizzarias, sendo 10,3 mil somente no estado de São Paulo, onde se consome mais de 1 milhão e 50 mil pizzas por dia. No Brasil, esse número se multiplica: somos o segundo país que mais consome a iguaria no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

De acordo com Adilson Barboza, executivo de administração da Associação Pizzarias Unidas, o setor gera cerca de 120 mil postos diretos de trabalhos. Segundo Barboza, a previsão é que o número salte rapidamente para 170 mil. “Hoje, falta profissionais qualificados para trabalhar em pizzaria. Não somente pizzaiolo, mas também forneiros, ajudantes, atendentes e garçons” afirmou.

Aproveite a noite para comemorar com uma saborosa pizza... e não deixe de fazer sua inscrição no curso ou indicá-lo para seus amigos. Bom apetite e boa sorte!

registrado em:
Fim do conteúdo da página