Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Cerca de 3 em cada 4 quartos de hotéis no Brasil já reabriram, aponta pesquisa
Início do conteúdo da página
LEVANTAMENTO

Cerca de 3 em cada 4 quartos de hotéis no Brasil já reabriram, aponta pesquisa

São Paulo, Recife, Manaus, Vitória, Brasília e Campinas somam mais de 80% dos leitos do setor com atividades retomadas

  • Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 10h58
  • Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 10h58

Por Victor Maciel

18.08.2020_HOTEL_PESQUISA_FOHB.png

Hotéis estão reabrindo quartos nas principais capitais do país. Crédito: Gustavo Messina/MTur

Cerca de três em cada quatro quartos de hotéis em 26 estados do país e no Distrito Federal estão reabertos. A constatação vem da pesquisa “Oferta de Disponibilidade Hoteleira”, realizada pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). Entre os destaques estão São Paulo, Recife, Manaus, Vitória, Brasília e Campinas, que possuem mais de 80% de suas unidades habitacionais (UH's) em funcionamento. O levantamento foi promovido entre os dias 10 e 16 de agosto com 886 hotéis, que juntos representam mais de 143,3 mil quartos.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o número evidencia que o setor hoteleiro está, aos poucos, retomando suas atividades. “Fomos um dos setores mais impactados por essa pandemia, mas estamos firmes e confiantes de que logo estaremos com tudo reaberto e a pleno vapor, tomando todos os cuidados possíveis para a segurança e a saúde dos hóspedes e funcionários”, aposta o ministro.

Dos hotéis que permanecem fechados, quase metade (49,1%) pretende reabrir nos meses de setembro e outubro deste ano. Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as cidades com os maiores percentuais de locais fora de operação. Já por região, o Nordeste e o Norte apresentam os maiores índices de unidades fechadas, com 38% e 22%, respectivamente.

PREVENÇÃO - O Ministério do Turismo lançou um selo de biossegurança para reconhecer atividades turísticas que assegurem o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza contra a proliferação da Covid-19. Os protocolos de boas práticas são segmentados de acordo com as especificidades de cada setor, como meios de hospedagem, agências de turismo, locadoras de veículos, transportadoras turísticas, parques temáticos, casas de espetáculos e guias de turismo.

Edição: André Martins

registrado em:
Fim do conteúdo da página