MTur apresenta balanço das ações realizadas neste ano em reunião do CNT
Os resultados de medidas como o Investe Turismo, Programa de Regionalização e Segurança Turística foram apresentados aos membros do Conselho
Por Victor Maciel
Conselho Nacional do Turismo se reúne em Belo Horizonte(MG). Crédito: Roberto Castro
O balanço das ações realizadas pelo Ministério do Turismo em 2019 e os próximos passos do setor foram os temas da última reunião do ano do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O encontro, que reuniu as principais lideranças do setor, deu continuidade ao primeiro dia da Semana Nacional do Turismo, realizada entre os dias 3 e 6 de dezembro, em Belo Horizonte (MG).
Na reunião, o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, destacou os objetivos e desafios deste primeiro ano de gestão. “O nosso grande desafio era desburocratizar as nossas medidas para abertura do mercado, e estamos conseguindo. Para o ano que vem, começaremos a discutir mais sobre os nossos patrimônios e como aumentar emprego e renda para o país. Vamos também incentivar os modelos modernos de políticas públicas privadas”, finalizou.
Entre os avanços destacados estão o Programa de Regionalização do Turismo, que hoje conta com 3.054 interlocutores e 8.144 atrativos mapeados; o Fungetur, que repassou R$ 300 milhões para os bancos regionais de desenvolvimento e conta com 186 projetos contratados; e as cerca de 5 mil obras em andamento, que movimentaram R$ 4,5 bilhões e geraram cerca de quase 100 mil empregos.
O programa Investe Turismo e o Cadastur também receberam destaque importante durante a reunião do CNT. O primeiro, que é desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e o Sebrae, já rodou todos os estados do País e reuniu mais de quatro mil pessoas do setor. Já o segundo, está quase na marca de 100 mil inscritos, além de ter fornecido cerca de 10 mil crachás para guias de turismo em todo o país e incluído os barcos-hotéis no sistema.
Por fim, as ações interinstitucionais também garantiram bons resultados em 2019 para a Pasta. Entre elas, a realização do 1º Seminário de Segurança Turística, que contou com vários membros do governo federal; o diagnóstico de mobilidade urbana e a Rede Brasileira de Cidades Criativas. Além disso, foram destacados o acordo de cooperação técnica sobre turismo em áreas protegidas, as áreas especiais de interesse turístico e a gestão compartilhada de área de interesse da União, que foi uma das metas atingidas durante os 100 dias da atual gestão.
CNT - O Conselho Nacional de Turismo é um órgão colegiado com a atribuição de assessorar o Ministro de Estado do Turismo na formulação e na aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades dela derivados. O CNT é composto por representantes do Governo Federal e por entidades dos diversos segmentos relacionados à atividade turística.
MINISTROS - O fim do primeiro dia de programação da Semana Nacional do Turismo foi marcado pelo encontro dos ministros do Turismo do Mercosul. A reunião presidida pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, contou ainda com o a participação dos ministros da Argentina, Gustavo Santos, do Paraguai, Sofia Montiel, e do Uruguai, Liliam Kechichi. Na pauta, a importância de ações de promoção em conjunto para impulsionar o turismo regional e atrair os visitantes de longa distância.
Para o ministro Marcelo Álvaro Antônio, o encontro foi uma forma de celebrar o bom ano do setor na região e marcou mais uma entrega de sua gestão: a Rota das Missões Jesuítas que deverá ser assinada na quinta-feira (05). “Esse circuito composto por Brasil, Paraguai e Uruguai reúne todas as condições para atrair visitantes estrangeiros de longas distâncias para conhecer nossos atrativos e por isso uma das grandes ações que temos discutido à frente dos ministérios é o aumento da conectividade aérea, fundamental para esse momento de desenvolvimento e fortalecimento do turismo”
Gustavo Santos reforçou a importância da união entre os países. “O mais importante desse movimento é que construímos uma relação de confiança para promovermos o aumento do turismo em nossa região. Devemos pensar cada vez mais no fortalecimento do mercado sul-americano porque agir sozinho é antieconômico e não é inteligente”, comentou.
Edição: Ivana Sant’Anna