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Avaliação dos aeroportos brasileiros é a melhor desde 2013

Média de satisfação dos usuários ficou em 4,39, índice superior a meta estipulada pela Conaero 

  • Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 14h52
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 15h04

Por Cecília Melo 

Crédito Divulgação Infraero_Curitiba_2.jpg

Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena teve a maior nota obtida na avaliação dos passageiros. Crédito: Divulgação Infraero 

Pela primeira vez nos últimos seis anos, os 20 principais aeroportos brasileiros receberam, entre os meses de abril e junho, notas acima de 4 (bom) pelos passageiros, em uma escala de avaliação que vai até 5 (muito bom). A média de satisfação geral ficou em 4,39 e superou a meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

Os dados fazem parte da Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário, realizada pelo Ministério da Infraestrutura. O resultado também pode ser visto em estudo realizado anualmente pelo Ministério do Turismo. Segundo a Demanda Turística Internacional 2019, os aeroportos (92%) foram o item mais bem avaliado no segmento de Infraestrutura e Serviços pelos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2018.

Na escala geral, os aeródromos aparecem entre as cinco melhores avaliações feitas pelos visitantes internacionais no ano passado. Hospitalidade ocupa o primeiro lugar com 97,9%, seguido dos alojamentos (96,7%), da gastronomia (95,9%) e dos restaurantes com 95,8%. Entre os piores resultados na satisfação dos estrangeiros ficaram as rodovias brasileiras com 71,7%, a telefonia e internet (74%) e os preços (77,1%). Acesse aqui a pesquisa do MTur.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, as avaliações demonstram que as políticas adotadas pelo novo governo começam a dar resultados. “Mais investimentos, apoio e visibilidade para o turismo e, consequentemente, melhorias na infraestrutura do país, além da abertura do mercado aéreo ao capital estrangeiro com a primeira companhia autorizada a operar voos dentro do Brasil são alguns exemplos que desencadeiam os resultados que vem sendo alcançados”, destaca.

Marcelo Álvaro reforça ainda que isso é só o começo de um novo plano construído para o desenvolvimento do país, por meio do Turismo. “Estamos trabalhando fortemente para mais empresas operarem no setor aéreo brasileiro e, com isso, preços menores e mais opções de voos aos passageiros, além de um turismo consolidado em todas as regiões do país como um forte indutor de geração de emprego, renda e inclusão social para a população brasileira”, complementou o ministro.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, o percentual de satisfação dos passageiros vem aumentando desde 2013, quando teve início a série histórica. No primeiro trimestre daquele ano, 69% dos viajantes avaliavam os aeroportos como bons ou muito bons. Hoje, 90% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos. Além disso, dos 38 indicadores avaliados, 82% (31) obtiveram, de forma geral, média superior a 4 (bom).

 

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Assunto(s): aeroportos , satisfação , pesquisa ,
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