100% dos fornecedores da Copa América 2019 são cadastrados no MTur
Certificação das empresas dá mais segurança aos usuários dos serviços turísticos no país
Por Victor Alves
Cadastur já possui mais de 88 mil prestadores de serviços turísticos em todo o país. Foto: Roberto Castro/MTur
Todos as empresas prestadoras de atividades turísticas para a Copa América 2019, realizada no Brasil, são credenciadas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. O item é mais uma forma de dar segurança e confiabilidade à Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), organizadora do evento, na realização de parcerias durante a realização de uma das maiores competições do futebol mundial. Até junho deste ano, os turistas tinham à disposição as informações de 88.746 empresas e/ou prestadores de serviços no Cadastur.
Outros grandes eventos, como o Rock In Rio, já contaram com 100% das empresas cadastradas no Ministério do Turismo. Segundo o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, isso mostra a relevância que o Cadastur tem na escolha de empresas competentes para apoiar os grandes eventos no país. “Com o Cadastur, conseguimos apontar aos organizadores e aos turistas quais empresas apresentam os requisitos necessários para uma boa experiência no Brasil, com serviços confiáveis e que atendam às expectativas e necessidades”, pontuou.
Além dos hotéis e das empresas promotoras de eventos, os guias de turismo, agências de viagem, transportadoras turísticas, parques temáticos e acampamentos turísticos devem se cadastrar, obrigatoriamente, no Cadastur. O credenciamento certifica ao turista que o serviço por ele contratado é regularizado e confiável. Com o número de registro regular, os prestadores de serviços turísticos conquistam benefícios como acesso e participação em programas e projetos apoiados ou promovidos pelo Ministério do Turismo, ações de qualificação profissional do governo federal, acesso a linhas de crédito especiais para o setor, além de maior visibilidade do negócio no site do Cadastur.
O cadastro, também, é uma importante fonte de consulta para os turistas que visitam o país, já que garante que o serviço a ser utilizado atendeu todos os requisitos solicitados pelo Ministério do Turismo. Além da Pasta federal, o sistema conta com estabelecimentos e prestadores de serviços dos 26 estados e do Distrito Federal. Para fazer o cadastro, as empresas e os profissionais prestadores de serviços turísticos podem se registrar pelo site do sistema. É rápido e totalmente gratuito.
Edição: Cecília Melo