Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Belo Horizonte recebe visita técnica das ações de segurança no Carnaval
Início do conteúdo da página
CARNAVAL

Belo Horizonte recebe visita técnica das ações de segurança no Carnaval

Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, conheceu de perto o trabalho realizado pelos profissionais de segurança do estado para o período

  • Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 18h00
  • Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2019, 17h49

Por Vanessa Sampaio

01 03 19 SegurancaMG2 RobertoCastro
Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (de azul), e autoridades do MTur e do estado mineiro durante visita ao Centro Integrado de Comando e Controle de Minas Gerais. 

O planejamento das forças de segurança de Belo Horizonte para o Carnaval será uma das experiências modelo que devem entrar no Plano Nacional de Segurança Turística, documento em elaboração pelo Ministério do Turismo. Em compromisso oficial na capital mineira nesta sexta-feira (1°), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, conheceu o Centro Integrado de Comando e Controle de Minas Gerais e todos os preparativos em torno das ações de segurança para a festa da cidade, que deve atrair mais de 3,6 milhões de visitantes.

Acompanhado dos secretários nacionais de Integração Interinstitucional, Bob Santos, e de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, o ministro foi recebido pelo secretário de Segurança Pública do estado, general Mário Lúcio Araújo. A central, que recebe mais de 7 milhões de chamados por ano, contará com o auxílio de drones durante o monitoramento da cidade na Operação Carnaval 2019, além de uma delegacia móvel para atendimento especial ao folião.

Para o ministro do Turismo, “o reforço estratégico e a integração dos sistemas de monitoramento e segurança da capital ajudaram a transformar o carnaval belo-horizontino em um dos eventos de rua referência em segurança no Brasil”, garantiu.

Segundo o secretário Mário Araújo, o trabalho das corporações tem aumentado a sensação de proteção do visitante, considerado o segundo pilar da segurança pública, depois dos índices de criminalidade. Ele também destacou que o policiamento turístico faz parte do treinamento policial padrão no estado. A capital conta com uma delegacia de grandes eventos com atendimento especializado de atendimento ao turista.

COP - Como parte da agenda oficial dos representantes do Ministério do Turismo, os secretários da Pasta, Aluizer Malab e Bob Santos, visitaram no período da tarde o Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte, um dos órgãos responsáveis pelas ações de segurança que serão adotadas durante a festa. Para o período do Carnaval, o COP trabalha com a integração das ações dos órgãos municipais e estaduais para garantir a segurança dos foliões, o monitoramento do trânsito e a maior agilidade na solução de problemas urbanísticos que surgirem.

MOVIMENTAÇÃO - De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a festa deve ter um impacto de R$ 615,5 milhões na economia da capital mineira. Para o setor hoteleiro, este deve ser o melhor Carnaval dos últimos quatro anos, quando a folia na cidade começou a crescer. Tanto que a expectativa é de uma ocupação média de 60% nos hotéis da capital, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em belo Horizonte (ABIH-BH).

 

Fim do conteúdo da página