MTur habilita 59 agências para receber turistas chineses no Brasil
Lista foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21). Iniciativa faz parte de uma série de medidas para atrair visitantes do país asiático ao Brasil
Por Geraldo Gurgel
A LISTA com os nomes das 59 agências de turismo e receptivo que poderão trabalhar no atendimento aos turistas chineses que vierem ao Brasil em 2019 está no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21). As empresas foram habilitadas pelo Ministério do Turismo através de uma chamada pública para seleção e credenciamento das empresas interessadas na prestação do serviço. Em 2018, foram habilitadas 83 agências.
Segundo o chefe da assessoria especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Rafael Luisi, a habilitação está em conformidade com o memorando de entendimento assinado entre o Ministério do Turismo e a Administração Nacional de Turismo da China em 12 de novembro de 2004. O texto prevê a designação ou recomendação de empresas de turismo nacionais que façam o receptivo de grupos chineses em destinos brasileiros. O MTur é o único órgão responsável pela seleção.
Entre as exigências para que as empresas de receptivo fossem credenciadas estão: a inscrição no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), a declaração de ciência dos termos do acordo assinado entre as duas nações e o aceite do termo de responsabilidade do edital que promoveu a chamada pública. Somente empresas autorizadas pelo Ministério do Turismo poderão atender turistas chineses no Brasil.
O atendimento especializado aos turistas chineses faz parte de uma série de medidas para atrair visitantes do país asiático ao Brasil. O viajante chinês é o que mais percorre o planeta, segundo a Organização Mundial do Turismo.
Edição: Vanessa Sampaio