Tradição colorida: Festa das Flores chega à sua 80ª edição em Joinville (SC)
Evento começou nesta terça-feira (13) e contou com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, patrono da celebração. Festejos vão até 18 de novembro
Por Vagner Vargas
Ministro Vinicius Lummertz, patrono da 80ª edição do evento, discursa na cerimônia de abertura. Foto: Jaksson Zanco/Prefeitura de Joinville
Lá se vão oito décadas desde que Joinville (SC) realizou a Festa das Flores pela primeira vez. A celebração mais tradicional do gênero no país, que começou em 1936, iniciou na noite desta terça-feira (13) a sua 80ª edição. Patrono do evento, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, esteve na cidade para participar da abertura oficial desta histórica edição da Festa das Flores.
Conhecida como a Capital da Dança por ser sede da única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia, a cidade catarinense é transformada, durante o mês de novembro, em destino obrigatório para os amantes das flores. Um total de 100 mil visitantes são esperados para o evento, que deve movimentar cerca de R$ 5 milhões em negócios e contará com 217 expositores em áreas como o Mercado de Plantas, a Feira Multissetorial e a Praça Gastronômica da festa. Até 18 de novembro, último dia de programação, a expectativa é de que haja um impacto econômico de até R$ 1 milhão no município.
"É uma festa que completa 80 anos majestosa, com 114 mil metros quadrados. Você tem o centro de eventos, a festa, o turismo, a produção associada, a indústria das flores, todo um mercado promissor e simbólico do que é Joinville e Santa Catarina. E o turismo se consolida à medida que os eventos vão se consolidando. Joinville está começando a ter um calendário robusto, aqui vemos que é trabalhando as tradições que se projeta o futuro", declarou o ministro Vinicius Lummertz, que ainda recebeu um convite para ser o paraninfo dos formandos da turma de 2018 da Escola do Teatro Bolshoi.
A programação da 80ª Feira das Flores, reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, conta com diversas atrações como concursos de jardins e orquídeas, oficinas de cultivos e shows. Na abertura, alunos da Escola do Teatro Bolshoi apresentaram um conjunto de coreografias, unindo as duas paixões dos joinvilenses, que também puderam conhecer os vencedores do Concurso de Jardins.
Confira a programação completa da Festa das Flores em https://www.festadasflores.com.br/