Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > MTur quer ampliar participação da iniciativa privada nas ações de promoção
Início do conteúdo da página
ABAV EXPO

MTur quer ampliar participação da iniciativa privada nas ações de promoção

Câmara Temática definirá estratégias conjuntas de comunicação e marketing para divulgar os destinos

  • Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 13h30
  • Última atualização em Quarta, 10 de Outubro de 2018, 16h40

 

28.09.2018 camaraMKTinterna
Câmara Temática é composta por entidades membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT). Foto: Walquiria Henriques/MTur

A próxima campanha de promoção dos destinos brasileiros para o mercado interno, a ser lançada ainda este ano, será elaborada com a participação das entidades representativas do setor de turismo. A decisão é um dos resultados da primeira reunião da Câmara Temática de Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo, ocorrida nesta sexta-feira (28) durante a 46ª Abav Expo Internacional, em São Paulo.

A câmara, que tem coordenação técnica do Ministério do Turismo, surge como uma instância para integrar iniciativa pública e privada com o objetivo de desenvolver estratégias de comunicação e marketing para a promoção dos destinos brasileiros. “Vamos elaborar em curto prazo um plano de ação e ativação que vai nos orientar sobre como vender os destinos de forma customizada, contemplando os diversos segmentos da atividade turística”, explicou a diretora de Marketing e Apoio à Comercialização do MTur, Vanessa Mendonça.

O coordenador-geral da Câmara Temática, José Osório Naves, da Confederação Nacional de Turismo (CNTur), disse que o grupo terá também como foco identificar os gargalos que impedem que as campanhas promocionais tenham efetividade e influenciem no aumento do fluxo turístico no país. “Hoje as campanhas visam o geral; vendemos o país e não os destinos. Se não mudarmos o foco continuaremos derrapando na casa dos 6 milhões de visitantes internacionais”, pontuou.

Durante a reunião, a diretora do MTur fez um balanço sobre as ações do Ministério do Turismo na ABAV Expo, ressaltando que a estratégia adotada para o evento remete ao fortalecimento da parceria entre o governo e o setor produtivo. Ela citou como exemplo o Estúdio do MTur, onde ocorreram 20 entrevistas com representantes dos diversos segmentos, instituições públicas e entidades do turismo abordando as principais pautas do setor, como parques nacionais e temáticos; turismo náutico, LGBT, patrimônios históricos, qualificação profissional, geração de empregos, entre outros.

A Câmara Temática é composta por entidades membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT), mas está aberta a outras que se interessarem em participar deste debate, conforme assegurou Vanessa Mendonça.

Edição: Vanessa Sampaio

Fim do conteúdo da página