Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Municipalismo no Turismo melhora integração para fortalecer destinos
Início do conteúdo da página
ABAV EXPO

Municipalismo no Turismo melhora integração para fortalecer destinos

Encontro de secretários e dirigentes municipais de turismo durante a 46ª ABAV Expo Internacional discutiu ações comuns pelo desenvolvimento turístico local

  • Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 12h15
  • Última atualização em Segunda, 01 de Outubro de 2018, 10h35

Por Geraldo Gurgel

28.09.2018 anseditur
Reunião de trabalho foi realizada dentro da programação da 46ª Abav Expo, em São Paulo. Foto: Geraldo Gurgel/MTur

É nos municípios, onde são distribuídos os benefícios econômicos da indústria turística, que o setor precisa ganhar força. A pauta foi o centro dos debates da reunião extraordinária da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), realizada nesta sexta-feira (28) no estande do Ministério do Turismo, em programação da 46ª Abav Expo Internacional.

O presidente da Anseditur e secretário de Turismo de Porto Seguro (BA), Richard Alves, falou da importância da descentralização das políticas do setor, objetivo que vem sendo atingido com a ajuda de políticas públicas como o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo. “Integrar uma região turística no Mapa do Turismo é fundamental para que possamos ampliar investimentos em infraestrutura, serviços e promoção dos nossos destinos”, disse Alves durante a reunião de trabalho na capital paulista.

A visão do municipalismo no turismo fortalece a unidade dos destinos, de acordo com o secretário de Turismo de Maceió (AL) e vice-presidente da Anseditur, Jair Galvão. “Construímos essa integração para buscar recursos, assinar convênios e estruturar nossas cidades. Não somos concorrentes, somos complementares”, destacou.

A Anseditur, uma das principais interlocutoras dos municípios junto ao Ministério do Turismo, trabalha alinhada às diretrizes do Mapa do Turismo Brasileiro. O mapa prioriza a destinação de recursos para municípios com vocação turística e economia preparada para receber o fluxo de visitantes.

Edição: Vanessa Sampaio

Fim do conteúdo da página