Foz do Iguaçu recebe evento mundial de turismo de saúde e bem-estar
Serão três dias de feira com promoção de produtos e negócios, ações de capacitação, intercâmbio de experiências entre continentes e encontro de destinos termais
Solenidade oficial de abertura do evento foi realizada nesta quinta-feira (13) com a presença do ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz. Foto: Roberto Castro/MTur
Começou nesta quarta-feira (12), em Foz do Iguaçu (PR), a 18ª Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar (Termatalia). O evento, que reúne representantes de 25 países para captação de negócios e discussão sobre possibilidades e desafios deste mercado, é realizado pela primeira vez em um país de língua portuguesa. Com o tema "A Energia das Águas", a feira tem o propósito de fomentar o intercâmbio de experiências para impulsionar o turismo de saúde e bem-estar na América Latina.
Durante a cerimônia oficial de abertura do evento, realizada na tarde desta quinta-feira (13), o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, firmou a necessidade de incentivar a atratividade do segmento. "Precisamos fomentar e criar canais de financiamento, bem como buscar tecnologias para impulsionar o desenvolvimento do turismo termal saúde e bem-estar em nossos países", destacou.
Em 2015, o Brasil se juntou pela primeira vez ao ranking dos 20 países de maior desenvolvimento no turismo de saúde e bem-estar. E consagrou-se o primeiro da América Latina no mercado de turismo termal, uma das vertentes do setor, à frente de países como o México, Argentina, Costa Rica e Chile. O crescimento do país neste nicho foi de 21% entre 2013 e 2015, segundo a organização do evento.
O EVENTO - Por três dias, representantes de empresas, governos e especialistas poderão visitar a feira de produtos, participar de rodada de negócios e debater sobre este setor cujas receitas aumentaram 14% entre 2013 e 2015, quando alcançaram a cifra de US$ 563,2 bilhões. Naquele ano, segundo dados da Global Wellness Institute, foram realizadas 691 milhões de viagens de bem-estar pelo mundo.
A escolha de Foz do Iguaçu para sede da edição brasileira está relacionada ao tema da 18ª Termatalia. A cidade paranaense é ponto de encontro de dois grandes rios (Iguaçu e Paraná) e palco de um dos maiores espetáculos da natureza – as Cataratas do Iguaçu. Não à toa, o local ostenta o título de patrimônio mundial da humanidade e é considerado uma das sete maravilhas do mundo. Na edição de 2017, realizada na Espanha, a Termatalia reuniu 260 expositores de 40 países em mais de 50 atividades. O público presente foi de 6 mil pessoas, de acordo com dados da organização.
Segundo estudos realizados pela Global Wellness Institute, a indústria de saúde e bem-estar é, hoje, um mercado de US$ 3,7 trilhões - que inclui setores como fitness, cosmética, medicina preventiva, complementar e alternativa -, que cresceu 10% entre 2013 e 2015. Neste contexto, somente o segmento de turismo de saúde e bem-estar apresentou crescimento de 14% no mesmo período e foi responsável por 691 milhões de viagens realizadas em 2015. As viagens relacionadas ao setor representam 6,5% de todas as viagens turísticas, embora os gastos destes turistas representem 15,6%.
Parque Nacional do Iguaçu, guardião das cataratas consideradas uma das sete maravilhas do mundo. Foto: Zig Koch/Banco de Imagens MTur
Edição: Vanessa Sampaio