Estâncias turísticas paulistas buscam mais qualificação para gestores da região
Associação que representa 70 estâncias balneárias, hidrominerais, climáticas e turísticas de São Paulo apresentou projetos de parceria com o MTur
Por Geraldo Gurgel
Comitiva foi recebida em Brasília. Foto: Divulgação/MTur
A Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo pleiteou nesta quinta-feira (21) apoio do Ministério do Turismo para realizar um curso ampliado de qualificação profissional para gestores turísticos dos 70 municípios paulistas que compõem a Aprecesp. O secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Bob Santos, recebeu a comitiva nesta tarde em Brasília (DF).
Bob Santos destacou que o curso pode ser um complemento ao programa de treinamento online que o MTur disponibiliza, hoje, para todo o Brasil. “O Canal Gestor é hoje um serviço público e gratuito, voltado para todo o brasileiro que é ou está estudando para ser gestor público ou privado de turismo. O Turismo é um setor que exige preparação permanente, portanto todo conhecimento é bem-vindo e deve ser incentivado”, disse, ao elogiar a iniciativa da associação.
Durante a reunião, os representantes das estâncias turísticas paulistas também conheceram o funcionamento de ferramentas de apoio e linhas de crédito e investimento do MTur - como o Prodetur+Turismo, que contempla obras de infraestrutura turística pública e projetos privados.
Os prefeitos presentes apresentaram, ainda, uma pauta em defesa da regulamentação municipal do Cadastur. A sugestão é que a apresentação do registro do prestador de serviço turístico no Ministério do Turismo passe a ser exigido durante a renovação do alvará de funcionamento da atividade. O cadastro é obrigatório em todo o Brasil para guias de turismo, agências de viagem, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, parques temáticos e empresas organizadoras de eventos.
Edição: Vanessa Sampaio