Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > MTur realiza pesquisa inédita com hoteleiros
Início do conteúdo da página
ECONOMIA

MTur realiza pesquisa inédita com hoteleiros

Foram ouvidos 664 empreendimentos de vários portes em todas as regiões do Brasil; 40,8% esperam aumentar faturamento em 2018

  • Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 18h31
  • Última atualização em Terça, 05 de Junho de 2018, 10h49

04 06 18 Bonito Embratur
Meio de Hospedagem em Bonito (MS). Crédito: Embratur

Pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Turismo confirma a tendência de recuperação do setor de hospedagem em 2018. Segundo a sondagem conjuntural, realizada em abril com empreendimentos hoteleiros localizados em todas as Unidades da Federação, 64,2% dos entrevistados manifestaram possibilidade de realizar investimentos nos próximos seis meses.

Esta disposição de investir nos negócios está atrelada à expectativa positiva deste empresariado em relação ao desempenho do setor de viagens e turismo neste ano. Cerca de um terço dos entrevistados (30,9%) disseram que apostam no aumento da rentabilidade do setor, 30,7% acham que vai crescer a demanda pelos destinos onde seus hotéis estão localizados e 32% acham que os turistas vão gastar mais nas cidades que visitam.

“Quando o empresário identifica que o momento é propício para planejar investimentos é um indicativo de confiança na recuperação do mercado. É o que a nossa pesquisa com os hoteleiros, que é bem abrangente, está mostrando e isso é uma boa notícia para toda a cadeia produtiva do turismo”, avalia o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Depois do primeiro trimestre com aumento de faturamento para 26,5% dos empreendimentos, a expectativa de melhora de performance nos próximos meses atinge 40,8% dos entrevistados. No que se refere aos empregos nos meios de hospedagem, 57% apontam para estabilidade no quadro de funcionários, 17% para ampliação e o restante prevê queda.

O Fórum de Operadores Hoteleiros (FOHB), que representa 26 redes nacionais e internacionais, registra crescimento em alguns indicadores do setor. “O primeiro quadrimestre do ano mostra evolução de 8% na taxa de ocupação em comparação ao mesmo período de 2017, relativamente a diária média ainda demonstra resistência no crescimento, apresentando 0,8% de aumento”, avalia o presidente do FOHB, Orlando de Souza, para quem 2018 aponta para um momento de reflexão devido aos recentes acontecimentos na economia do país.

PESQUISA - A Pesquisa de Sondagem – Empresários do Setor Hoteleiro no Brasil ouviu 664 empreendimentos de todos os portes, dos quais 19% com mais de 100 quartos, com objetivo de apurar às perspectivas dos empresários quanto ao desempenho de seus estabelecimentos e dos destinos onde estão inseridos. O levantamento considerou variáveis como número de empregos, rentabilidade do setor de turismo, faturamento, demanda de serviços ofertados, demanda pelo destino, e gastos do turista no destino.

A pesquisa foi realizada pelas equipes técnicas do Ministério do Turismo, sob coordenação da Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas, com apoio das secretarias e órgãos estaduais de Turismo e entidades representativas do setor de hospedagem. Para ter acesso ao material, clique aqui

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página