Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo sob novo comando
Bob Santos assumiu a vaga de Teté Bezerra que está na presidência da Embratur desde a última semana
Por Geraldo Gurgel
Crédito: Roberto Castro/ MTur
Os programas de qualificação e de promoção do turismo brasileiro, executados pelo Ministério do Turismo, serão geridos a partir desta terça-feira (15), pelo novo secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Bob Santos. A posse, realizada da sede do MTur, contou com a presença do ministro da Pasta, Vinicius Lummertz, do secretário-executivo, Alberto Alves, do secretário nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente, bem como a ex-secretária, Teté Bezerra, que assumiu a presidência do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) na última semana.
Na solenidade de posse, o ministro Vinícius Lummertz ressaltou a qualidade técnica do novo auxiliar da Pasta e recomendou ao secretário ouvir mais o trade turístico para ampliar a oferta e a qualidade dos programas de formação e requalificação profissional e de promoção do turismo doméstico. “Estamos iniciando uma nova relação com os diversos segmentos do turismo. Qualificação é o grande tema da secretaria e, juntamente com o trade, podemos fazer muitas coisas boas”, destacou.
O evento reuniu, ainda, representantes do trade turístico e da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Congresso Nacional, entre eles, o deputado federal Herculano Passos (MDB-SP), que preside a FrenTur, além de diretores e coordenadores do MTur.
Crédito: Roberto Castro/ MTur
Nomeado na última sexta-feira (11), Bob Santos reafirmou seu empenho em ampliar o trabalho iniciado no Congresso Nacional, onde exerceu o cargo de secretário-executivo da FrenTur. Entre os muitos assuntos que Bob Santos acompanhou, assessorando a atuação dos parlamentares, está o Plano Brasil + Turismo, apresentado pelo Ministério do Turismo, que permite a modernização da Lei Geral do Turismo; a transformação da Embratur em agência; e a abertura do capital das companhias aéreas para empresas estrangeiras.
O novo secretário também já atuou em propostas como a isenção de direitos autorais sobre a programação de rádios e TV em meios de hospedagem; flexibilização dos vistos para turistas estrangeiros; trabalho intermitente, que permite a contratação por jornada de trabalho em escala móvel; a legislação que regulamenta o pagamento de gorjetas; bem como a isenção de PIS e Cofins para cruzeiros marítimos.
CURRÍCULO - Bob Santos é graduado em Direito pela Universidade do Distrito Federal (UDF) e especializado em Orçamento Público, Direito Público e Processo Orçamentário. Bob Santos é natural de Brasília e trabalhou por 27 anos na Câmara dos Deputados.