Parabéns, turismo brasileiro!
Dia Nacional do Turismo é celebrado em 8 de maio e marca conquistas no setor. Previsão é de que, até 2022, o país amplie o número de turistas domésticos para 100 milhões
Por Nayara Oliveira
Praia do Morro, Guarapari (ES). Crédito: Marcelo Moryan/banco de imagens MTur Destinos
O setor de turismo está em festa, pois hoje é o Dia Nacional do Turismo. O título foi criado em 2012 pela lei 12.625/2012 e faz referência ao dia 8 de maio de 1916, quando o Paraná solicitou que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque, dando origem a Parque Nacional do Iguaçu.
Desde sua oficialização, o Dia Nacional do Turismo é data que relembra a importância do setor para a economia do país. Em 2017, o turismo foi responsável pela injeção de US$ 163 bilhões no Brasil, o equivalente a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O valor absoluto é 7% maior que o obtido em 2016, US$ 152,2 bilhões. Os dados fazem parte do estudo econômico elaborado pela Oxford Economic para Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), principal consultoria independente do setor no mundo.
Ainda de acordo com a entidade, a contribuição do turismo para o PIB nacional deve registrar aumento de 2,5% em 2018 e crescer mais 8,2% até 2028. Em relação aos empregos, o turismo é responsável por 7 milhões de postos de trabalhos, sendo o 6º com maior número absoluto de empregos diretos, indiretos e induzidos gerados pelo setor, bem à frente das médias latino-americana (830 mil) e mundial (2,34 milhões). Somente em 2017, de cada 5 novos postos de trabalho ocupados no mundo, 1 foi pelo turismo. Além disso, o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2018-2022 tem entre suas metas ampliar de 60 para 100 milhões o número de brasileiros viajando pelo país em 2022.
DIA NACIONAL DE QUEM FAZ VIAJAR - Engajada no turismo, Angela Cascão é servidora do MTur desde 2006. Ela é turismóloga e atua na Coordenação-Geral de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos. “Queria trabalhar com políticas públicas, em algo que impactasse diretamente a vida das pessoas e o setor. Vi no MTur a oportunidade de exercer essa função e hoje me sinto realizada quando percebo que, por meio de muito esforço, conseguimos colocar em prática ações de fiscalização e modernização na regularização de prestadores turísticos”, relata a servidora.
Para a turismóloga, mesmo tendo um longo caminho a ser percorrido, o crescimento do turismo deve ser celebrado. “O Dia Nacional do Turismo é um momento para mostrar que o setor é importante para a economia, mas também para pensar em novas estratégias de divulgação de destinos. O Brasil tem culturas muito diferentes nas cinco regiões e acredito que deveríamos aproveitar essa peculiaridade para impulsionar o turismo, vendendo essa característica como um atrativo nosso”, finaliza.
Ivana Carolina na Chapada dos Veadeiros (GO). Crédito: reprodução Instagram
DIA NACIONAL DE QUEM VIAJA – A brasiliense Ivana Carolina Santos, 25, já visitou 16 estados brasileiros e pretende, até seus 30 anos, percorrer outros 11, completando o roteiro de conhecer todos os estados do país. “Sou moradora de Brasília, onde não tem praia, e desde criança amava ficar horas olhando para o mar. Quando completei 15 anos, minha mãe me ofereceu a opção de ter uma festa ou uma viagem e eu escolhi viajar. Depois de um intercâmbio para o exterior, descobri que posso viajar sozinha e hoje sou viciada em pesquisar passagem e lugares novos para conhecer. Toda vez que quero comprar uma roupa nova, penso que poderia economizar para a próxima viagem”, conta a jornalista.
Ivana explica que o fato de o turismo ter um dia para chamar de seu proporciona visibilidade para o setor, educa cidadãos e gera desenvolvimento econômico. “A importância da data é incentivar brasileiros a conhecerem a valorizarem o país. Se nós pudéssemos ver pessoalmente a realidade de cada região, acredito que o Brasil seria diferente e muitos dos preconceitos que são expostos poderiam desaparecer. Conhecer o país cria um ciclo positivo, pois cidadãos conscientes conseguem gerar crescimento econômico e social”, ressalta a turista.
A jovem aprendeu tanto em suas viagens que decidiu dividir a experiência com outras mulheres, para que elas também se encorajem e conheçam destinos viajando sozinhas. O Instagram Andarilhas, idealizado pela jornalista, publica imagens de mulheres em viagens, com o objetivo de mostrar que é possível desfrutar de bons momentos consigo mesma.