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Institucional

Evento debate potencial turístico das “Serras Gerais”

Ministério do Turismo esteve presente ao debate que discutiu as estratégias para a divulgação da região

  • Publicado: Segunda, 30 de Abril de 2018, 11h18
  • Última atualização em Segunda, 30 de Abril de 2018, 11h21

 

*Assessoria de imprensa com informações de Ceila Menezes

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Hercy Filho fala durante a palestra. Crédito: Ceila Menezes

Destacar as potencialidades locais e motivar o turista a conhecer as belezas do Tocantins. Essa foi a proposta da palestra “Destino, Produto e Mercado” apresentada para gestores públicos e promotores do turismo no Sudeste do Tocantins na última sexta-feira (27). E o local não poderia ser melhor, uma vez que a região abriga um dos cenários mais exóticos do ecoturismo no país, com rios, cachoeiras, grutas, canyons, cavernas e paisagens de encher os olhos, na famosa “Serras Gerais”.

A palestra reuniu centenas de pessoas em Dianópolis, cidade do Sudeste do Tocantins, que integra um grupo de quatro municípios: Almas, Rio da Conceição, Natividade e Dianópolis que compõe “As Serras Gerais”, um dos roteiros turísticos mais procurados da região por quem curte e gosta de aventuras. “O turista precisa estar motivado a viajar. E essa motivação surge através do planejamento de quem comercializa o turismo no local. Para isso, precisamos planejar com estratégia de marketing, mostrando o destino com ferramentas acessíveis, a exemplo das redes sociais”, frisou Nayara Marques, técnica da Coordenação Geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo. 

O evento reuniu prefeitos, secretários municipais do turismo, Sebrae, empresários do ramo turístico, e comunidade local. O chefe de gabinete da secretaria nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Hercy Filho, falou sobre a importância da promoção e fomento do turismo local, destacando as potencialidades das Serras Gerais. “O Tocantins está inserido em uma rota internacional do turismo, atraindo olhares dos quatro cantos do mundo, a exemplo da Holanda. Este olhar não é apenas de apreciação, mas de investimento. A região de Serras Gerais é um dos grandes cartões postais do turismo brasileiro e precisa ser conhecida. E o MTur, junto com as prefeituras e parceiros como Sebrae e investidores, está dando as mãos para fomentar e promover esse destino”, destacou.

Investindo no turismo nas Serras Gerais desde 2015, a empresária Francisca Eliene Alves de Lima, destaca a importância da parceria com o MTur para a promoção do turismo nas Serras Gerais. “Saber que nosso produto estará sendo levado para o Brasil e para mundo é a realização de um sonho. E isso nos mostra a força do turismo no Tocantins e nas Serras Gerais. Com essa parceria, já estamos nos preparando com ampliação do nosso espaço, tudo pensando em melhor atender o turista”, pontuou.

Parceiro na promoção e desenvolvimento do Turismo na região, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também esteve presente. “O Tocantins tem grandes potencialidades turísticas e o Sebrae é parceiro na realização de projetos, de ações que busquem a qualificação do serviço para que possamos ser referência para o turista que venha buscar o ecoturismo nesta região”, frisou o gerente regional do Sebrae, Antônio Curcino.

Prefeito de Dianópolis, cidade polo do Sudeste do Tocantins e integrante do grupo de municípios das Serras Gerais, Padre Gleibson Moreira, destacou as parcerias que estão sendo fechadas para fomentar o ecoturismo na região. “Sozinhos não somos nada. Temos o produto que todos queriam ter. Os olhos do mundo começam a se voltar para o Sudeste do Tocantins, para as Serras Gerais, e são estas parcerias, com MTur, Sebrae, prefeituras, investidores e comunidade, que vai certificar e atestar a qualidade dos serviços que estaremos ofertando ao turista que procurar essa região para explorar. É mais uma porta que se abre para o turismo no coração do Brasil”, afirmou o prefeito.

No final do evento, foram entregues aos municípios material (encarte publicitário) produzido pelo MTur para promoção e divulgação do ecoturismo nas Serras Gerais. “Este material foi pensando, preparado diretamente com informações das Serras Gerais, com o objetivo único de levar essa mensagem de potencialidade da região Sudeste do Estado do Tocantins para o mundo”, afirmou o chefe de gabinete da secretaria nacional de Qualificação e Promoção do Turismo.

 

 

 

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