Diversidade do Brasil é apresentada para profissionais de turismo do Reino Unido
Apresentar a diversidade de produtos turísticos nos destinos brasileiros. Este é o objetivo do Fam Tour, realizado a partir da parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Secretaria de Turismo de Minas Gerais e a empresa aérea TAP, que convidou dez operadores de turismo e jornalistas do Reino Unido para conhecer os destinos do Estado.
O grupo desembarcou em Minas Gerais na última segunda-feira (5) e permanece no Estado até o dia 14 de outubro. No roteiro, estão as cidades de Mariana, Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes, Sete Lagoas e a capital, Belo Horizonte, que atualmente, recebe cinco voos semanais diretos de Lisboa, Portugal.
Uma parceria entre o Instituto, a TAP e a Secretaria de Turismo de Pernambuco também promoveu uma viagem de apresentação de Olinda, Porto de Galinhas e Recife para onze operadores de turismo do Reino Unido. Os profissionais visitaram o Estado de Pernambuco entre os dias 23 de setembro e 1º de outubro.
Destinos de Minas Gerais e Pernambuco ilustram a campanha publicitária da Embratur, Brasil Sensacional!, veiculada em outdoors, televisão, mobiliário urbano, internet, catálogos de turismo e imprensa especializada. As ações desta fase da campanha estão previstas até junho de 2010 em doze países, incluindo o Reino Unido.
Turista inglês
O Reino Unido é considerado um mercado de altíssima prioridade para a promoção turística brasileira. O país é o 11º maior emissor de turistas para o Brasil. Em 2008, 181.179 ingleses estiveram no País. De acordo com estudos da Embratur, 38,7% dos turistas vindos do Reino Unido que visitaram o Brasil estiveram aqui em busca de lazer. A principal motivação foi Sol e Praia, seguida de Cultura, Natureza, Ecoturismo ou Aventura.