PERGUNTAS E RESPOSTAS

RESPOSTA: O Ministério do Turismo entende que o Selo representa um movimento importante para a retomada da atividade turística no Brasil, uma vez que há o entendimento por parte dos destinos turísticos e do próprio setor de viagens que haverá uma demanda do turista por empreendimentos e atrativos que adotem medidas de proteção e segurança sanitária. A medida contribui para promover o Brasil como destino seguro, incentiva a retomada da atividade turística e ajuda na atração de turistas nacionais e internacionais.

RESPOSTA: Não. O Selo é opcional, mas o Ministério do Turismo acredita que ele será um importante diferencial para atender o novo perfil de turista que surgirá com essa pandemia. Um turista mais atento à questão sanitária e mais exigente em relação à higiene e outros cuidados.

RESPOSTA: Não, o selo é gratuito.

RESPOSTA:Para solicitar o Selo, o interessado deve atender às orientações previstas no protocolo destinado à atividade em que atua e estar com situação regular junto ao CADASTUR. Em caso positivo, ele solicita a adesão ao Selo por meio de auto declaração que atende aos pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do Selo para impressão. O Selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e contém um QR Code onde o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional.

RESPOSTA: Todos os protocolos foram construídos em conjunto com as próprias atividades, que poderão solicitar o Selo, levando em conta os protocolos adotados por entidades internacionais. Os protocolos propostos são submetidos ao crivo técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde.

RESPOSTA: Para solicitar o Selo, o interessado deve atender às orientações previstas no protocolo destinado à atividade em que atua e estar com situação regular junto ao CADASTUR. Em caso positivo, ele solicita a adesão ao Selo por meio de autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site onde poderá realizar o download do Selo para impressão. O Selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e contém um QR Code onde o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional.

RESPOSTA: O Selo é uma ação promocional de incentivo à adoção de medidas de segurança sanitária durante a pandemia. O Ministério do Turismo entende que as próprias empresas e profissionais do turismo são os maiores interessados em assegurar um ambiente seguro para seus colaboradores e para seus clientes. Caso os protocolos de segurança não sejam cumpridos pelo estabelecimento, orientamos que o turista realize uma denúncia através do número 136 - Disque Saúde.

RESPOSTA: Não, o ministério entende que esta será uma inciativa que contará com uma forte adesão por parte dos empreendimentos e, claro, dos turistas que passarão a exigir mudanças de comportamento do setor. Ofereceremos todas as ferramentas para informar o turista sobre os compromissos assumidos por aquele estabelecimento. Caso os protocolos de segurança não sejam cumpridos pelo estabelecimento, orientamos que o turista realize uma denúncia através do número 136 - Disque Saúde.

RESPOSTA: Certamente o Selo contribuirá para posicionar o Brasil como destino seguro, além de incentivar a retomada da atividade turística e atrair turistas nacionais e internacionais. Trata-se de um movimento importante para marcar essa retomada da atividade turística no nosso país.

RESPOSTA: Caso os protocolos de segurança não sejam cumpridos pelo estabelecimento, orientamos que o turista realize uma denúncia através do número 136 - Disque Saúde.

RESPOSTA: Para as duas perguntas a resposta é sim. Um dos objetivos do Selo é preparar as empresas do setor para a retomada da atividade frente às novas demandas impostas pela pandemia do coronavírus.

RESPOSTA: Sim, essa é a condição determinante. Além disso, o prestador de serviços turísticos deve estar atento aos protocolos específicos do seu segmento e solicitar o Selo após a adoção das medidas recomendadas.

RESPOSTA: O Selo está disponível para 15 atividades turísticas. São elas: meios de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; centros ou locais destinados a convenções e/ou feiras e a exposições e similares; parques temáticos aquáticos e empreendimentos dotados de equipamentos de entretenimento e lazer; marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva; casas de espetáculos e equipamentos de animação turística; organizadores, promotores, prestadores de serviço de infraestrutura, locação de equipamentos, montadoras de feiras de negócios, exposições e eventos; locação de veículos para turistas; prestadores de serviços especializados na realização e promoção das diversas modalidades dos segmentos turísticos, inclusive atrações turísticas e empresas de planejamento; e guias de turismo.

RESPOSTA: Todas as informações referentes ao Selo, bem como a íntegra do manual com os protocolos para as 15 atividades já estão disponíveis no site turismo.gov.br/seloresponsavel/. Desta forma, os turistas poderão acessar todos os requisitos necessários para cada uma das atividades turísticas.

RESPOSTA: De maneira alguma. A ideia do Ministério do Turismo é assegurar que o setor de turismo tenha as ferramentas necessárias para se adaptar a um novo cenário do turismo pós-pandemia de coronavírus onde, segundo inúmeros estudos de tendências, os turistas estarão mais atentos às exigências e critérios de higienização. Não há nenhuma perspectiva de acréscimo no valor dos serviços prestados.

RESPOSTA: Ele poderá ser atualizado a qualquer momento, caso surjam novas orientações. O prestador de serviços turísticos deve estar atento ao site para novas atualizações.

RESPOSTA: O usuário do site pode acessar a lista no endereço http://www.turismo.gov.br/acompanhamentoselos/ ou no botão “confira quem já aderiu ao selo”, um painel de adesões atualizado a cada hora.

RESPOSTA: O painel de adesões apresenta, em tempo real, o número de prestadores de serviços turísticos que já aderiram ao Selo. Nele, é possível consultar os empreendimentos por UF, município, atividade e nome fantasia. O usuário também pode verificar os contatos de telefone e e-mail correspondentes ao prestador de serviços turísticos selecionado.

RESPOSTA: O protocolo para turistas foi disponibilizado para os mesmos contribuírem nas ações de prevenção ao coronavírus, potencializando os protocolos disponibilizados aos prestadores de serviços turísticos que aderiram ao Selo. Siga o protocolo para turistas quando viajar. Faça sua parte!