Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > A biodiversidade amazônica e a riqueza cultural de Boa Vista
Início do conteúdo da página
Olimpíada

A biodiversidade amazônica e a riqueza cultural de Boa Vista

A capital de Roraima será o palco do revezamento da Tocha. A chama olímpica desce de paraquedas em uma comunidade indígena e participa de São João

  • Publicado: Sábado, 18 de Junho de 2016, 08h00
  • Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2016, 10h47
  • Acessos: 6675

Por Pedro Fideles


Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo em Boa Vista (RR) – Foto: David Rego Jr.

Conhecida como a cidade verde, Boa Vista tem sua paisagem urbana colorida pelas árvores típicas do bioma amazônico. A biodiversidade da região também pode ser contemplada no Rio Branco, que também é procurado para a prática de esportes, como a natação e o kitesurf, e no Parque Nacional do Monte Roraima, localizado no extremo norte do estado.


Praça Fábio Marques Paracat em Boa Vista (RR) – Foto: Diego Dantas

O Monumento aos Pioneiros, que homenageia os primeiros povos que se estabeleceram às margens do Rio Branco, a Comunidade Indígena Campo Alegre, e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, construída no final do século XIX e tombada como patrimônio da cidade, são opções para os turistas que desejam conhecer a história local.

Conhecida como a única igreja da capital roraimense que preserva a arquitetura barroca, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo é um dos atrativos favoritos da turismóloga boa-vistense Kátila Moura. “As pinturas que coloram a igreja do teto ao chão, os móveis, os castiçais e o sino que soa à 18h nos dias de missa dão a sensação de que estamos em outra época. É como uma visita ao século XIX”, conta.

A cultura indígena deixou seu legado na gastronomia da cidade em pratos típicos à base de mandioca, como a Damurida, o beiju, o caxiri, o tacacá e o bolo de mandioca. A culinária da capital também tem como ingredientes típicos o açaí e o peixe tambaqui.

Boa Vista será o destino do revezamento da tocha olímpica neste sábado (18). O início da visita do símbolo olímpico à cidade será marcado pela descida de paraquedas na Comunidade Indígena Campo Alegre e pela recepção dos arqueiros indígenas, e a celebração do evento será realizada na Praça Fábio Marques Paracat, que também é sede da Festa de São João da capital roraimense.


Orla Taumanan às margens do Rio Branco na capital roraimense – Foto: Jackson Souza


INVESTIMENTOS
- O Ministério do Turismo já investiu R$ 102,32 milhões em Boa Vista para obras de desenvolvimento da infraestrutura turística, como implantação do Centro de Informações Turísticas, construção de praças e revitalização da Orla Taumanan.

REVEZAMENTO DA TOCHA - O MTur produziu um mapa interativo, com roteiros e imagens dos destinos. Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e de dicas dos destinos da tocha. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real. Acesse nossos conteúdos clicando nos banners abaixo:

 



 

   

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos. 

 


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página