Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Jovem capital do Tocantins é a aniversariante do dia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Jovem capital do Tocantins é a aniversariante do dia

Com apenas 27 anos, Palmas está entre as principais cidades turísticas da região Norte do Brasil, localizada no coração do cerrado às margens de um lago no rio Tocantins

  • Publicado: Sexta, 20 de Mai de 2016, 10h01
  • Última atualização em Sexta, 20 de Mai de 2016, 11h55
  • Acessos: 2490

Por Geraldo Gurgel


Palácio Araguaia. Foto: Banco de imagens

A mais jovem capital completa nesta sexta-feira (20), 27 anos. Palmas foi a última cidade brasileira planejada e construída no século XX – com obra iniciada em 20 de maio de 1989 e instalação realizada em 1º de janeiro de 1990. O nome Palmas é uma homenagem a São João de Palmas, cidade pioneira no movimento pela independência da região norte de Goiás, que resultou no estado tocantinense.

A construção contou com o trabalho de brasileiros de todos os estados, gerando uma mistura de raças, cores e sotaques característicos da diversidade cultural do município. Para festejar a aniversariante, as comemorações terão início às 8h, na Praça da Igreja Matriz, em Taquaralto, onde haverá o tradicional corte do bolo. O bairro também será palco do Desfile Cívico marcado para às 19h.


Praça dos Girassóis. Foto: Banco de imagens


Um dos principais municípios indutores do turismo regional, Palmas já recebeu R$ 19,4 milhões em investimentos do Ministério do Turismo, de um total de R$ 137,8 milhões para todo o estado. A obra do Centro de Convenções Parque do Povo – inaugurado nesta quinta-feira (19) como parte das comemorações de aniversário da cidade – e a restauração da Praça dos Girassóis estão entre os projetos apoiados pelo MTur, além da sinalização turística local.

A cidade está entre as mais desenvolvidas do norte do país e oferece uma arquitetura monumental, além de atrativos naturais como praias fluviais e parques. Entre os centros de lazer e cultura destacam-se o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, abrigo da cultura palmense, e o Memorial Luís Carlos Prestes, cujo o projeto de Oscar Niemayer reúne objetos do líder comunista. Parques urbanos, praças e jardins ocupam áreas verdes estrategicamente projetadas. Destaque para a Praça dos Girassóis, onde ficam os três poderes estaduais e alguns dos principais monumentos da cidade.

Palmas também é propícia para o desenvolvimento do turismo de negócios, eventos e prática do ecoturismo por estar localizada no centro do Brasil, a 805 km de Brasília. Por esse motivo, a cidade tem sediado grandes eventos como a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em outubro de 2015, que reuniu 1.800 atletas de etnias brasileiras e países como Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Filipinas, Argentina e Rússia, entre outros.

No dia 11 de junho, uma grande festa de celebração popular está sendo preparada para recepcionar a Tocha Olímpica, que dormirá na cidade. A festa acontecerá na Praia da Graciosa, principal da cidade, que conta com estrutura para receber moradores e turistas.  Na orla é possível aproveitar bares, restaurantes, quadras de esporte, marina, atracadouro, e píer com vista para a Ponte da Amizade, de 8 Km, cruzando o lago de Palmas. O Arraiá da Capital, o Natal dos Sonhos e o Carnaval da Paz também estão entre os eventos mais prestigiados pelos palmenses e turistas.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página