Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > O turismo no desenvolvimento das cidades históricas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

O turismo no desenvolvimento das cidades históricas

Brasil é o oitavo país mais competitivo em recursos culturais, segundo ranking do Fórum Econômico Mundial

  • Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2016, 15h27
  • Última atualização em Quinta, 25 de Fevereiro de 2016, 15h33
  • Acessos: 4238

Por Gustavo Henrique Braga

Foto: Gustavo Henrique Braga
Secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, participa do evento. Foto: Gustavo Henrique Braga


Até o próximo sábado (27), o Ministério do Turismo participa do 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, em São Luís (MA). O evento conta com mais de 500 participantes entre gestores e prefeitos que discutem soluções para temas como a preservação do patrimônio histórico, a implantação de políticas para a infraestrutura e a promoção dos sítios históricos.

O primeiro painel do evento ocorreu nesta quinta-feira (25) com o tema "Financiamento para a Gestão do Patrimônio Histórico". Na ocasião, foram apresentados os estágios das obras do PAC Cidades Históricas e discutidas formas de financiamento público e privado para a gestão do patrimônio cultural após o término do programa. Presente no painel, o secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, destacou que o MTur se uniu ao Ministério da Cultura neste programa federal, focando especificamente na melhoria da sinalização turística das cidades com patrimônio histórico. A previsão é de investimentos de mais de R$ 18 milhões em 32 cidades de 17 estados.

Estudo do Fórum Econômico Mundial mostra que o Brasil subiu da 23ª para a 8ª posição entre os países mais competitivos em recursos culturais. A avaliação inclui desde prédios históricos até manifestações culturais e patrimônios imateriais. Pesquisa do Ministério do Turismo mostra ainda que mais de 10% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil a lazer, em 2014, apontaram os recursos culturais e históricos como principal motivação da viagem.

"Esta vantagem competitiva que temos em relação a outros destinos do mundo, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. O nosso patrimônio histórico e cultural é um veio para a geração de novas oportunidades de negócios, de emprego, de renda e também para promover inclusão social ", disse Alberto Alves, durante a abertura do encontro.

O evento prossegue nesta sexta-feira (26) com apresentação de painéis com temas como Gestão Urbana e suas Políticas de Habitação e Ocupação em Sítios Históricos; O Turismo como catalisador para o desenvolvimento dos sítios históricos; Cultura e Turismo; A Atuação do Legislativo Federal e, por fim, A Governança nas Cidades Históricas para o Desenvolvimento do Turismo Brasileiro. Participarão dos painéis o diretor do Departamento de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo, Marcelo Moreira, e o chefe da Assessoria Parlamentar, Luis Vanucci. No sábado (27), os gestores públicos participarão de uma visita técnica ao Centro Histórico de São Luis.





registrado em:
Fim do conteúdo da página