Luiz Barretto participa da Semana Nacional dos Eventos e do II Encontro Latino-Americano de Convention & Visitors Bureaux em Minas Gerais
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participa em Belo Horizonte (MG), da Semana Nacional dos Eventos e do II Encontro Latino-Americano de Convention & Visitors Bureaux, que acontece pela primeira vez em Minas Gerais.
Em seu discurso, Barretto enfatizou o crescimento do turismo de eventos no Brasil. Segundo ele, o impacto econômico direto dos gastos realizados pelos participantes estrangeiros durante 36 eventos realizados no Brasil foi de US$ 34,9 milhões. Os dados são da pesquisa “Impacto Econômico dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil 2007/2008”, divulgada em outubro deste ano pelo MTur e a Embratur.
Para Barretto, indicadores importantes, como o recorde sucessivo dos desembarques domésticos, mostram um cenário positivo para o turismo brasileiro, num ano em que a crise econômica poderia ter afetado significativamente a economia. O ministro disse também que, em 2010, o Brasil já começará a sentir o impacto dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Hoje, ainda, dentro da programação da Semana Nacional dos Eventos, está sendo realizada a reunião do Fórum Nacional de Secretários de Turismo. A primeira fala foi da presidente da Embratur, que reforçou o convite para que os secretários estejam no Hotel Continental do Rio de Janeiro, no próximo dia 16, para a apresentação do Plano Aquarela 2020. Na ocasião, secretários e responsáveis pelas áreas de marketing e comunicação das secretarias conhecerão o plano de forma mais aprofundada.
De acordo com Jeanine, a ideia do encontro também é estabelecer uma agenda de promoção internacional com os estados, aproveitando experiência de sucesso em 2009.
O secretário Airton Pereira reforçou a importância de os conselhos estaduais de turismo acompanharem o desenvolvimento do documento referencial que fundamentará o Plano Nacional de Turismo a ser executado pelo próximo governo. Há um grupo de trabalho preparando o documento no MTur, em Brasília. Pereira defendeu que, se os secretários acompanharem o processo, será mais fácil dar continuidade às políticas públicas desenvolvidas.
Também participam do encontro o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, o Diretor de Infraestrutura, Roberto Bortolottto, e o chefe de gabinete do ministro, Carlos Silva.