Salão da Rota 101 promove destinos do Nordeste
Ministério do Turismo participa do evento com palestra e presença de secretário-executivo. O órgão tem R$ 924 milhões em obras de infraestrutura nos quatro estados do roteiro

Por Carolina Valadares
Olinda (PE) recebe nesta quinta-feira (6) o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste. O evento tem por objetivo fomentar o turismo em um percurso de 600 Km na rodovia BR-101 que une os estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco – e passa por destinos conhecidos nacionalmente como Porto de Galinhas (PE) e Pipa (RN), além das capitais Natal, João Pessoa, Recife e Maceió.
Expositores comerciais e institucionais estarão reunidos para estimular projetos de capacitação profissional, gerar novos negócios e debater políticas públicas e privadas que beneficiem o setor na região. De acordo com um boletim mensal do Ministério do Turismo, a região Nordeste é historicamente a mais desejada pelo turista brasileiro, com quase metade da preferência do público viajante (43,5%), sendo que as capitais Recife e Natal estão entre as sete mais visitadas do país
O secretário-executivo do Ministério do Turismo (MTur), Alberto Alves, participa da abertura do evento, às 17 horas. “A iniciativa favorece a consolidação de um roteiro integrado na região mais desejada pelo brasileiro”, disse Alves. Já o coordenador-geral de Estruturação de Destinos, Cristiano Borges, aborda o tema da estruturação de destinos turísticos em palestra nesta quinta-feira (6), às 17h30. Durante todo o evento, um estande promocional do Ministério vai divulgar o país na Rota 101 e distribuir exemplares da revista Partiu Brasil, que trata da comercialização de destinos turísticos nacionais.
Estão previstas apresentações de artesanato e de danças típicas, como o côco de roda, ritmo nordestino com influência africana e indígena; além de ciranda e grupos de maracatu. Um espaço reservado à gastronomia oferece experiências com carne de sol, feijão verde e macaxeira, risoto de camarão, arroz de frutos do mar e cordeiro à moda pernambucana. O evento é gratuito e acontece no Centro de Convenções Pernambuco entre os dias 6 e 8 de agosto. São aguardadas cerca de 10 mil pessoas, entre elas, profissionais do setor de turismo e público consumidor de viagens, além de 800 operadores e agentes de viagem.
Investimento e turismo
O Ministério do Turismo destinou R$ 924 milhões para obras de infraestrutura nos quatro estados envolvidos na Rota 101. Segundo dados oficiais das secretarias estaduais, os quatro estados recebem 12 milhões de turistas por ano.
Leia Mais:
Ministro assina convênio e lança Salão Regional de Turismo em Recife
Avançam os estudos que vão definir polo internacional de conexões aéreas do Nordeste