Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Número recorde de praias brasileiras em busca certificação internacional
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Número recorde de praias brasileiras em busca certificação internacional

Litorais de Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo estão na disputa pela Bandeira Azul, organização que reconhece a responsabilidade socioambiental dos destinos

  • Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2015, 16h11
  • Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2015, 17h30
  • Acessos: 5540

Tatiana Alarcon

A candidatura de novas praias e marinas brasileiras foi aprovada na última quinta-feira (30), em Brasília, pelo júri nacional do programa Bandeira Azul, que simboliza a responsabilidade socioambiental. Ao todo, sete praias e duas marinas passaram pelo comitê do programa, que reconhece internacionalmente litorais turísticos seguros e ambientalmente preservados. A aprovação ainda passará pelo parecer do júri internacional. Foram cinco novas: Praia de Palmas (Governador Celso Ramos, SC), Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe (Salvador, BA), Praia do Remanso (Rio das Ostras, RJ); a Lagoa do Peri (Florianópolis, SC) e a Lagoa do Iriry (Rio das Ostras, RJ) (consideradas praias); e duas renovações (que já possuem bandeiras hasteadas): Praia do Tombo (Guarujá, SP) e Prainha (Rio de Janeiro, RJ).


A Prainha, no Rio de Janeiro (RJ), desde 2010 recebe o selo internacional de responsabilidade socioambiental

Duas marinas também se candidataram para renovação: a Marina Costabella (Angra dos Reis, RJ) e as Marinas Nacionais (Guarujá, SP). As bandeiras serão hasteadas para a primeira temporada de 2015/2016, que varia de acordo com a região onde se localizam as praias. Como regra geral, ela começará oficialmente a partir do dia 1º de novembro e as bandeiras devem ser hasteadas até, no máximo, dia 15 de dezembro.

Para o ministro do Turismo, Henrique Alves, a certificação reforça a preocupação com as questões ambientais e agrega valor aos destinos turísticos. “O meio ambiente é um dos principais insumos do turismo. Nesse sentido, estamos criando esforços para promover o desenvolvimento sustentável da atividade turística. Essa é uma oportunidade para que outras praias do país se sensibilizem e adotem medidas que as tornem capacitadas a concorrer, ajudando ainda mais a promover o nosso país”, afirma. O Ministério do Turismo é um dos membros que compõe o júri nacional do programa.

O júri internacional, que conta com várias organizações, entre elas a Organização Mundial do Turismo, se reunirá em setembro na Dinamarca para avaliar os nove candidatos brasileiros junto com os demais candidatos de países do Hemisfério Sul. No Brasil, a primeira certificação foi conferida à Praia de Jurerê Internacional, em Santa Catarina, na temporada de 2009/2010.

O Programa Bandeira Azul promove o uso sustentável das áreas costeiras (marinhas e de água doce) por meio de ações de educação e informação ambiental, qualidade da água e balneabilidade, segurança dos usuários e gestão ambiental. O objetivo do programa é unir turismo e lazer às questões ambientais a níveis local, regional, nacional e internacional.

< ACESSE AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página