Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > São Paulo é a principal porta de entrada para estrangeiros
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

São Paulo é a principal porta de entrada para estrangeiros

Estudo do Ministério do Turismo mostra que 2,2 milhões de turistas chegaram ao país pelo estado

  • Publicado: Quarta, 08 de Julho de 2015, 10h16
  • Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2015, 15h34
  • Acessos: 6151

Por Gustavo Braga

A maior economia estadual do Brasil é também a principal porta de entrada para turistas estrangeiros. Segundo o novo Anuário Estatístico de Turismo 2015, 2,2 milhões de visitantes entraram no Brasil por São Paulo em 2014. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro (1,59 milhão) e, em terceiro, o Rio Grande do Sul (907 mil).

São Paulo. Crédito: banco de imagens
São Paulo. Crédito: banco de imagens


Na avaliação do ministro do Turismo, Henrique Alves, os dados demonstram o potencial de crescimento do turismo brasileiro. “Somos o país número um em atrativos naturais segundo o Fórum Econômico Mundial, porém ainda recebemos menos turistas do que nações como México e Tailândia”, observa Alves. “Ações como a liberação de visto para norte-americanos e a desburocratização do investimento privado podem ajudar a reverter esse quadro”, defende.

O estudo do MTur é realizado anualmente com base nos números da Polícia Federal. A edição 2015, ano-base 2014, revela um crescimento de 10,6% no volume de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2014, na comparação com o ano anterior. Ao todo, foram 6,4 milhões de chegadas em 2014, contra 5,8 milhões em 2013. Nos últimos 20 anos, o aumento é de 222%.

O principal país emissor de turistas para o Brasil continua a ser a Argentina (1,7 milhão), seguida pelos Estados Unidos (656 mil). Na avaliação por continentes, o destaque é a Oceania, que registrou, em 2014, aumento de 48,2% na quantidade de visitantes enviados ao Brasil (80,4 mil).

O número de turistas estrangeiros que chegou por cada estado brasileiro não reflete o fluxo total de visitantes internacionais que passaram por cada Unidade da Federação em 2014. Os deslocamentos domésticos (terrestres, aéreas, fluviais e por cruzeiros) dos estrangeiros dentro do Brasil não são contabilizados nesta pesquisa.


logo agência de notícias

registrado em:
Fim do conteúdo da página