Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > “Reurbanização na zona portuária carioca é marco zero dos Jogos Olímpicos de 2016”
Início do conteúdo da página

“Reurbanização na zona portuária carioca é marco zero dos Jogos Olímpicos de 2016”

Ministro Barretto visita o canteiro de obras do "Projeto Porto Maravilha" nesta sexta-feira (16)
  • Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2009, 10h30
  • Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2009, 11h25
  • Acessos: 866

Nesta sexta-feira (16), o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o secretário-geral do Comitê Rio 2016, Carlos Roberto Osório, visitaram o canteiro de obras no píer da Praça Mauá para acompanhar o início dos trabalhos que revitalizarão o local. Atualmente, onde há um píer subutilizado, serão construídos quiosques, restaurantes, banheiros públicos, estacionamento, anfiteatro e lâmina d’água. As obras estão orçadas em R$ 26,8 milhões.

“É o marco zero na preparação do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016. É o começo de uma série de obras importantes para deixar a cidade pronta para sediar este evento internacional tão importante”, disse Barretto na ocasião. A reestruturação da área compõe a primeira etapa do projeto "Porto Maravilha", quase inteiramente custeado pelo Prodetur Nacional, do Ministério do Turismo (MTur).

A recuperação do píer é a segunda obra iniciada na região. A primeira foi uma alça rodoviária, na Avenida Brasil, construída para desafogar o tráfego de veículos gerado pela atividade portuária. Além disso, um edital de licitação está sendo preparado para as obras de revitalização das ruas Barão de Tefé, Venezuela, Camerino, Sacadura Cabral e outras vias.

Entre as melhorias destinadas ao local estão pavimentação, arborização, iluminação pública e drenagem. Com a transformação do píer, surgirá um parque de aproximadamente 30 mil m² de área pública destinada também ao turismo e ao lazer. O projeto “Porto Maravilha” foi lançado em junho e o prazo de execução é de 1 ano.
 
PRODETUR
A carta-consulta da cidade do Rio no Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) está orçada em US$ 187 milhões. As intervenções previstas priorizam a região portuária do município e a destinação de seu uso para as atividades de finalidade turística.

registrado em:
Fim do conteúdo da página