Ministério do Turismo apoia 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Autor:Ascom/MTur
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade
Darse Júnior
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, oficializou apoio institucional ao "Prêmio Braztoa de Sustentabilidade - atitudes que transformam o turismo" nesta quarta-feira (24), durante a 42ª Abav - Expo Internacional de Turismo, em São Paulo. Lages destacou que, num país que tem os seus ativos naturais como principal atrativo, iniciativas que estimulem ações de sustentabilidade são fundamentais.
"Queremos que o consumidor perceba que privilegiando um destino ou produto sustentável, ele está ajudando o nosso país", comentou o presidente da Braztoa, Marco Ferraz. A premiação é dividida em cinco categorias: ambiental, sociocultural, econômica, operadoras associadas e sustentabilidade em turismo.
Criado em 2012, o reconhecimento para ações responsáveis faz parte de um programa maior da Braztoa em parceria com a Travelife - os requisitos europeus foram customizados para operadoras de turismo e para a realidade brasileira - e com a Aliança Global para o Turismo Sustentável, iniciativa da Organização das Nações Unidas. O projeto prevê a sensibilização e consultoria para empresas interessadas. Desde 2012, quando foi feito o primeiro diagnóstico, a média de atendimento aos requisitos, entre 143 itens analisados, evoluiu de 55,82% para 74,12%.
"A premiação é importante não apenas do ponto de vista do reconhecimento das boas práticas, mas também como ferramenta de gestão para aquelas que não foram vencedoras melhorem os processos e atitudes", comentou o ministro Vinicius Lages. Os interessados têm até o próximo dia 30 para se inscrever. A seleção será feita de 03 a 14 de novembro e a cerimônia de premiação está prevista para o dia 28 de novembro, em Maceió.
Clique nos respectivos nomes para ouvir comentários de Vinicius Lages e Marco Ferraz sobre o prêmio de sustentabilidade.