“Querer é poder. Se você quiser pode até voar!”
São Paulo (29/05) – De soldado semi-analfabeto a médico paraquedista, Luiz Schirmer, 71 anos, primeiro campeão brasileiro de pára-quedismo, contou sua experiência como viajante e aventureiro. Em palestra neste sábado (29) sobre “Turismo na melhor idade: boas práticas e histórias para contar”, no Núcleo de Conhecimento do 5° Salão do Turismo, no Parque Anhembi, em São Paulo (SP), o público pode conhecer um pouco mais da sua experiência.
“Saltar é viajar por meio das nuvens, é ter pensamento positivo, pensar só coisas boas e acreditar que o pára-quedas sempre vai abrir”, brinca Schirmer. Em 54 anos de pára-quedismo, Schirmer acumulou 3.644 saltos.
O jovem da Melhor Idade fez sua primeira viagem aos 10 anos. Hoje, Schirmer conhece todos os estados brasileiros e 27 países. “Viagem abre nossa cabeça, nos mostra um mundo”, enfatiza.
Dono de grande simpatia e alegria de viver, o aventureiro deixa dica para quem quer viajar: “para viajar é preciso ter saúde, um pouquinho de dinheiro e determinação. Voar ajuda um pouquinho”, finaliza.
Desde os tempos de soldado, o médico carrega a máxima dos pára-quedistas: “Querer é poder. Se você quiser pode até voar!”.