Atração de investimentos e acesso ao crédito foram destaques da 10ª reunião do PRT +Integrado
Encontro reuniu seis instâncias turísticas do estado de Minas Gerais para aprimorar comunicação, integração e interlocução
Por Victor Maciel
O Ministério do Turismo realizou, nesta terça-feira (06.10), a 10ª reunião do Programa de Regionalização do Turismo (PRT +Integrado). Na pauta, estiveram temas como o acesso ao crédito, áreas de atração de investimentos, planejamento e ordenamento territorial, mobilidade e conectividade, além do aproveitamento de ativos de domínio público e a infraestrutura de produtos do setor. Ao todo, participaram do encontro representantes de seis instâncias de Governança do Estado de Minas Gerais.
O secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza, ressaltou a necessidade de encontros como esse para a integração das regiões para a retomada do setor. “Nosso objetivo é justamente aprimorar a nossa comunicação com essas instâncias e integrá-las para que, juntas, possam ser um ponto chave para a retomada do turismo, que já está vigente”, disse.
Em parceria com os estados, o PRT possibilita aos destinos receberem ações do MTur, entre elas, obras de infraestrutura, incentivo aos eventos geradores de fluxo turístico, promoção e marketing, cursos de qualificação, atração de investimentos e financiamento de projetos públicos e privados pelo Fungetur e Prodetur + Turismo. O PRT tem como ferramenta para trabalhar o desenvolvimento regional, o Mapa Brasileiro do Turismo que passa por atualização bienal e contempla os municípios que integram as regiões turísticas definidas pelos estados para fortalecer a atividade e o desenvolvimento regional.
A coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico, Ana Carla Moura, frisou a importância da ação em prol da regionalização do turismo em todo o país. “São eles que informam o que o Ministério oferta para o desenvolvimento turístico do país, e tem dado certo. Temos colhidos bons frutos”, afirmou.
PRT +INTEGRADO – Lançado em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo é resultado de um processo de planejamento descentralizado e compartilhado. Ele é um programa estruturante do Ministério do Turismo, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, a partir de oito eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional.
Edição: Amanda Costa