Secretaria Nacional de Atração de Investimentos promove encontro para discutir estratégias de inovação para o setor
Sob o comando de Lucas Fiuza, secretaria tem a missão de atrair novos investimentos privados para o turismo, bem como apoio ao crédito com foco na retomada do setor
Por Amanda Costa
Reunião apresentou principais ações e projeções da secretaria. Crédito: Roberto Castro/MTur
A recém-criada Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo promoveu, na manhã desta segunda-feira (05.10), um encontro com todos os seus servidores para apresentar projetos em desenvolvimento e os resultados alcançados na promoção do turismo no país. A ideia é que estes encontros sejam periódicos para reforçar a integração e cooperação da equipe no âmbito da secretaria.
Durante o encontro foram apresentados projetos para fomento à criação e desenvolvimento de planos de ação de estruturas turísticas no âmbito local, além do mapeamento de oportunidades para investidores e empreendedores. Também foi demonstrado o cronograma de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, ações para ampliação de ativos naturais e culturais, o planejamento de eventos de promoção do turismo brasileiro, balanço da oferta de crédito como apoio a obras, aquisição de equipamentos e capital de giro, entre outras iniciativas.
Lucas Fiuza, secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, agradeceu o comprometimento da equipe para a agilidade no desenvolvimento e entrega de projetos relevantes para o turismo brasileiro. “Quero que sempre se lembrem da importância que vocês têm para milhões de pessoas e a responsabilidade disso. Somos nós que vamos dar os principais passos tanto para o resgate e recuperação do setor, como para geração de mais dignidade e mais emprego para mais pessoas”, destacou. “Nossa responsabilidade não é só com a manutenção dos empregos e a defesa da dignidade, mas também com a produção de novos empregos”, finalizou.
A secretaria foi criada no final de maio, a partir da nova estrutura do Ministério do Turismo, para fortalecer a política de atração de investimentos privados para o setor. A proposta é melhorar o ambiente de negócios com foco na segurança jurídica e nas parcerias público-privadas envolvendo concessões e autorizações. Também faz parte das atribuições da secretaria o apoio ao crédito para investimentos no setor, possibilitado, principalmente, por meio do Fungetur (Fundo Geral do Turismo).
Edição: Victor Maciel