Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Ministério do Turismo se reúne com Fornatur para apresentar ações emergenciais
Início do conteúdo da página
FORNATUR

Ministério do Turismo se reúne com Fornatur para apresentar ações emergenciais

Medidas apresentadas aos gestores estaduais agradaram e receberam apoio

  • Publicado: Quinta, 19 de Março de 2020, 19h14
  • Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 13h03
  • Acessos: 2271

19_03_fornatur.jpeg

Ministro e secretários do MTur conversaram com os dirigentes estaduais de turismo do país. Crédito: Dênio Simões.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu na tarde desta quinta-feira (19), por videoconferência, com os secretários e dirigentes estaduais de turismo de todos os 27 estados do país. O encontro teve o objetivo de apresentar aos líderes públicos do setor as ações em andamento e já realizadas pelo Ministério do Turismo para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus na cadeia turística. Estiveram presentes os secretários: Executivo, Daniel Nepomuceno; de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França; de Integração Interinstitucional, Bob Santos; e o secretário-executivo adjunto, Higino Vieira.

Em seu discurso inicial, Álvaro Antônio, destacou a força que a Pasta tem dado para capitanear recursos e benefícios que assegurem a manutenção do setor. “Para vocês entenderem de uma forma abrangente, estamos trabalhando em 3 linhas de frente: relações trabalhistas, liberação de crédito e a relação entre empresas e consumidores. Vamos precisar da parceria de vocês e estudarmos uma forma de trabalharmos juntos para fazer a retomada do turismo”, disse.

Entre os pontos apresentados, os representantes do Fornatur solicitaram posicionamento do MTur na elaboração e implementação de ações de comunicação com orientações uniformes e estratégicas de atuação. Na ocasião, o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, do Ministério do Turismo, William França, afirmou que a Pasta está trabalhando numa campanha publicitária digital. “Vamos focar na campanha “Não cancele, remarque”. É para que a gente evite a queda das empresas e assegure o direito do consumidor em exercer suas férias ou bilhetes de shows mais adiante”, sinalizou.

Outro assunto abordado na reunião foi a flexibilização de todos os créditos disponíveis para o turismo. O secretário-executivo da Pasta, Daniel Nepomuceno, destacou as conversas já realizadas com o Ministério da Economia, Caixa Econômica, Banco do Brasil e demais bancos de fomento. “Estamos buscando linhas de crédito junto aos entes federais para garantir capital de giro e fluxo de caixa das empresas e a manutenção de milhares de empregos para os brasileiros”, concluiu.

Por fim, a repatriação de brasileiros que estão em diversos países também foi comentada entre os presentes. O secretário Nacional de Integração Interinstitucional, Bob Santos, pontuou o trabalho que está sendo feito. “Estamos trazendo diversos brasileiros do Peru, Portugal e Marrocos que pediram ajuda do governo brasileiro. É um momento de sensibilidade e parceria, pois precisamos trazer todos os nossos irmãos brasileiros em segurança para casa”, concluiu.

Ao fim, os representantes agradeceram o emprenho que o Ministério do Turismo tem dado à situação e reforçaram o apoio ao momento do setor.

registrado em:
Assunto(s): Fornatur , Turismo
Fim do conteúdo da página