Destinos brasileiros estão entre os mais bem avaliados do mundo
Baía de Sancho, Gramado, Petrópolis e Porto Seguro são alguns dos lugares escolhidos pelos viajantes
Por Victor Maciel
As prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, foi a 5ª praia mais bem avaliadas pela plataforma. Crédito: Thiago Freitas/MTur
Turistas do mundo todo elegeram seis pontos turísticos brasileiros como um dos melhores do mundo. A informação é do Travellers'Choice 2019 - prêmio realizado anualmente por um dos maiores sites de viagem do mundo: o Trip Advisor. A pesquisa considerou as avaliações dos próprios viajantes que visitaram destinos, brasileiros e estrangeiros, no ano passado. Lugares como Porto Seguro (BA), Gramado (RS), Arraial do Cabo (RJ), Petrópolis (RJ), Fernando de Noronha (PE) e o parque Beto Carreiro World estão nos rankings da plataforma.
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a pesquisa só comprova a grande vocação turística que o Brasil possui. “Os turistas de todo o mundo estão reconhecendo que o nosso país tem grande atratividade e variedade de turismo. Além das belezas naturais, temos grandes atrativos, parques, culinária e a hospitalidade que não se encontra em nenhum outro país”, destacou.
Entre os destinos em alta no mundo, Porto Seguro (BA) e Gramado (RS) ficaram nas 5 primeiras colocações, perdendo apenas para Kochi (Índia), Luzon (Filipinas) e Porto (Portugal), respectivamente. Na categoria “Destinos Emergentes”, Petrópolis, no Rio de Janeiro, aparece na 19ª colocação, à frente de lugares da Índia e Austrália, por exemplo. Em “Atrativos”, o parque Beto Carreiro World, localizado em Santa Catarina, se desponta entre os principais pontos de diversão do mundo.
As praias brasileiras não podiam ficar de fora. Duas delas ficaram entre as cinco principais, sendo que a Baía de Sancho, em Fernando de Noronha, foi eleita a melhor do mundo. Outra que despontou no ranking foi as Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo. O local foi a quinta mais bem avaliada pelos turistas que utilizam a plataforma.
Edição: Cecília Melo