Brasil e México elaboram plano de cooperação em turismo
Aumentar o fluxo de turistas e o número de voos entre os países foram algumas das medidas discutidas
Por Cecília Melo
Embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas, e ministro Marcelo Álvaro Antônio debatem plano de cooperação entre os dois países na área do turismo. Crédito: Roberto Castro/MTur
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu nesta quinta-feira (13) com o embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas. O objetivo do encontro foi a elaboração de um plano de cooperação para aumentar o fluxo de turistas entre os dois países, ampliar a frequência de voos e fortalecer o turismo integrado.
Uma das propostas abordadas durante a reunião foi a necessidade de criação de voos diretos semanais entre a capital Brasília e o México e a revisão do acordo de serviços aéreos dos dois países, assinado em 2011. Troca de experiências turísticas de sucesso, implementação de boas práticas e posicionamento no mercado mundial também foram temas discutidos no encontro.
Ainda na ocasião, o embaixador apresentou o plano de promoção turística e impulso da marca México para os próximos quatro anos, com o intuito de fortalecer o turismo no país, aumentar o número de visitantes internacionais, diversificar os mercados emissores, fortalecer práticas de turismo sustentável e trabalhar o posicionamento do país no mercado turístico mundial.
O ministro enfatizou a importância de aumentar a conectividade com o México, um destino turístico de extrema relevância para o turista brasileiro e para o mundo. “Temos semelhanças nos nossos atrativos turísticos, como a gastronomia, a cultura e as belezas naturais. Temos que somar forças para alavancar o turismo em âmbito internacional, com geração de emprego, renda e inclusão social”, destacou Álvaro Antônio.
Participaram do encontro, também, o ministro Luís Ángel Dominguez Brito e o conselheiro Marco Antonio Huerta Sánchez, ambos da Embaixada do México no Brasil, além do secretário executivo do Ministério do Turismo, Daniel Diniz Nepomuceno.
FLUXO - Em 2019, o Brasil recebeu 82.918 turistas mexicanos, um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior. Nos últimos anos, cerca de 50% deles visitaram o país a negócios, sendo que 89% afirmaram que a viagem atendeu plenamente ou superou as expectativas e outros 93% pretendem retornar ao Brasil.
No México, o Brasil é o 5º principal emissor de turistas internacionais, atrás apenas de Estados Unidos, Canadá Colômbia e Reino Unido. De 2007 a 2017, o número de brasileiros que frequentam o país aumentou em mais de 500%. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), em 2018, o México foi o 7º país no ranking dos principais destinos turísticos internacionais.
Edição: André Martins