Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Isenção de imposto reforça bom momento de parques temáticos no Brasil
Início do conteúdo da página
PARQUES TEMÁTICOS

Isenção de imposto reforça bom momento de parques temáticos no Brasil

Novas atrações serão inauguradas em 2020 e devem aquecer ainda mais o setor

  • Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 14h49
  • Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 15h08
  • Acessos: 11526

Por Rafael Brais

Divulgacao Beach Park INSANO-1 (2).jpg

Parques brasileiros recebem mais de 30 milhões de visitantes por ano. Crédito:Divulgação/Beach Park

Após um 2019 positivo, 2020 promete várias novidades e inaugurações no setor nacional de parques temáticos e aquáticos, com novas unidades em Foz do Iguaçu (PR), Suzano (SP) e atrações inéditas. O otimismo é reforçado pela isenção definitiva do imposto de importação sobre a compra de equipamentos, considerado o principal obstáculo ao desenvolvimento do ramo. Anualmente, o segmento fatura mais de R$ 3 bilhões, recebe 30 milhões de visitantes e gera cerca de 15 mil empregos diretos e 100 mil indiretos no Brasil.

A isenção do tributo, em vigor desde outubro do ano passado, foi aprovada por unanimidade pelo Comitê Técnico do Mercosul e publicada no Diário Oficial na União. A iniciativa, uma bandeira do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), contou com o apoio do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que destaca a importância do setor para a movimentação de visitantes e o estímulo à economia do país.

“Batalhamos pela isenção permanente porque entendemos que os parques temáticos são âncoras econômicas nos destinos onde estão instalados, induzindo o desenvolvimento e gerando emprego e renda para a população”, comenta o ministro. De acordo com o Sindepat, o ramo é um dos mais dinâmicos da área turística, e a eliminação da taxa tende a impulsionar inovações na área.

O presidente da entidade, Murilo Pascoal, destaca o otimismo de operadores e fornecedores do setor para 2020. Segundo ele, a isenção vai beneficiar novos parques e a chegada de atrações. “Essa era a nossa grande luta, e sua conquista vai significar uma virada na história dos parques e atrações turísticas no país, estimulando os investimentos, a renovação e o surgimento de novas instalações”, aponta.

O ramo de parques e atrações é um mercado em expansão no mundo. Conforme o mais recente raio-x da Themed Entertainment Association (TEA), associação internacional do segmento, no ano passado, o total de visitantes nos grandes parques do planeta ultrapassou, pela primeira vez, meio bilhão, o equivalente a quase 7% da população mundial. Segundo o estudo, há apenas cinco anos, a quantidade de frequentadores em relação à população global era de 5%.

NOVIDADES - Prestes a ser aberto, o Blue Beach Thermas Park será um dos novos parques de 2020. Localizado em Suzano (SP), no Tênis Clube local, a unidade vai oferecer um novo conceito de atração aquática, cercada de área verde, com praias artificiais, piscinas aquecidas, cascatas, rio bravo e toboáguas. A primeira etapa deve ser entregue no próximo mês, e a obra completa ficará pronta no segundo semestre, podendo receber cerca de 4,5 mil visitantes por dia.

Outra atração prevista é o Movie Cars Entertainment, um parque temático que vai reunir veículos icônicos em Foz do Iguaçu (PR). A novidade abrigará 23 cenários com 40 carros e motos que marcaram filmes, séries, desenhos e clipes musicais, entre outros, com uma expectativa diária de 1.500 frequentadores. A novidade vai ocupar o principal corredor turístico da cidade, a 750 metros do trevo de acesso ao Aeroporto Internacional das Cataratas e a 950 metros do Centro de Recepção de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu.

Já o Beach Park, em Aquiraz (CE), proporciona mais uma atração: o Submerso, que simula o fundo do mar por meio de imagens de corais, golfinhos e tubarões. O visitante utiliza uma máscara especial com realidade 360° 4D, que replica o ambiente marinho. A inauguração ajuda a explicar o aumento da procura pelo parque na alta temporada: de dezembro de 2019 a janeiro deste ano, houve um aumento de 30% no número de visitantes em relação ao último verão, e a ocupação hoteleira do Beach Park chegou a 100% em algumas datas.​

Edição: André Martins

registrado em:
Assunto(s): turismo , parques temáticos
Fim do conteúdo da página