Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Iniciativas são destaque na melhoria do ambiente de negócios e atração de investimentos
Início do conteúdo da página
PRÊMIO NACIONAL DO TURISMO

Iniciativas são destaque na melhoria do ambiente de negócios e atração de investimentos

Projetos de São Paulo, Paraná e Minas Gerais foram reconhecidos por ações que tornam o turismo um ambiente mais competitivo e inovador

  • Publicado: Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 12h13
  • Última atualização em Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 12h15
  • Acessos: 1340

 

Por Vanessa Castro

03_01_20_prêmio_lummertz.jpg

Prêmio Nacional do Turismo reconheceu três iniciativas da categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos. Crédito: Roberto Castro/MTur

A 2ª edição do Prêmio Nacional do Turismo, realizada em Belo Horizonte (MG), homenageou três iniciativas na categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos: SP Pra Todos (SP), Programa Guarapuava Turística 2026 (PR) e o Programa Crescer (MG). Realizado pelo MTur em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), o Prêmio busca exaltar iniciativas inovadoras que tenham contribuído significativamente para a expansão do setor nos últimos dois anos no Brasil. O anúncio dos vencedores ocorreu durante a 1ª Semana Nacional do Turismo, realizada de 3 a 6 de dezembro de 2019 na capital mineira.

A grande vencedora, SP Pra Todos, uma iniciativa da Secretaria de Turismo de São Paulo, foi criada com o objetivo de aumentar a conectividade aérea e a oferta turística. Para tanto, a taxa do combustível da aviação foi reduzida de 25% para 12%. Em contrapartida, as companhias aéreas se comprometeram a ampliar a oferta de voos. Até o momento, foram lançados mais de 700 novos voos e dez novos destinos. Também foi criado o programa de stopover, no qual um passageiro com conexão em São Paulo tem a possibilidade de visitar a capital e o interior sem custos adicionais nas passagens aéreas.

O secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, recebeu o prêmio e ressaltou a importância da melhoria do ambiente de negócios para a promoção do destino Brasil.  “Esse programa apresenta São Paulo para o mundo. Pensando em uma lógica de sistema, quanto mais os estados e municípios puderem fazer para melhorar o ambiente de negócios e atração de investimento em cada cidade e região, e nós como governo federal, quanto mais promovermos o Brasil, não teremos apenas uma soma, teremos uma multiplicação”, comentou Lummertz.

A iniciativa que levou o segundo lugar na competição foi o Programa Guarapuava Turística 2026, criado com o objetivo de fomentar o crescimento e o desenvolvimento sustentável do turismo no município e na região Serrana do Paraná por meio de gestão compartilhada com a sociedade civil organizada. O programa se baseia nas riquezas culturais, naturais e produtivas para atrair turistas e novos investimentos.

O terceiro lugar reconheceu o Programa Crescer, iniciativa de Conceição do Mato Dentro (MG), que busca a diversificação econômica em um município minerário. O programa atua nas cadeias produtivas com maior potencial gerador de emprego e renda, dentre as quais leite e queijo, hortifrúti, apicultura e o turismo. O turismo e a produção associada ao setor são a maior vocação econômica da região e do município. Esse programa é realizado desde 2017 para o fomento e criação de novos produtos turísticos. Para sua qualificação, foi instituído, também, um observatório do turismo.

Edição: Rafael Brais

registrado em:
Assunto(s): Prêmio , Turismo
Fim do conteúdo da página