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PRÊMIO NACIONAL DO TURISMO

Prêmio consagra ações de gestão de dados e de monitoramento do turismo

Projetos de Florianópolis, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais são reconhecidos por favorecer o desenvolvimento do setor

  • Publicado: Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 10h21
  • Última atualização em Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 10h45
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Por André Martins, com informações da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais

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Os vencedores da categoria Gestão de Dados e Monitoramento da edição 2019 do Prêmio Nacional do Turismo. Crédito: Roberto Castro/MTur 

Três iniciativas que aprimoram a análise de informações e o acompanhamento do mercado de viagens no país foram destaque no 2º Prêmio Nacional do Turismo, entregue no início de dezembro em Belo Horizonte (MG). A categoria Gestão de Dados e Monitoramento teve como grande vencedor um projeto de Florianópolis (SC) que avalia a reputação online de 30 atrativos locais. Graças a uma parceria junto à Prefeitura Municipal, a startup Reviewr cedeu gratuitamente um software que coleta avaliações de visitantes em sites da área, a exemplo do TripAdvisor, do Google, do Booking e do Facebook.

Com a identificação das necessidades dos viajantes, o projeto traça um panorama dos anseios do turista e auxilia na tomada de decisões no setor. O superintendente de Turismo da Prefeitura, Vinicius De Luca, ressalta que a tecnologia favorece progressos no segmento. “Essa relação tecnologia e turismo, os dois principais setores da economia da cidade, é fundamental para avançarmos cada vez mais”, sublinha. A Reviewr planeja ampliar o monitoramento para mais pontos turísticos, passando a englobar os ramos de gastronomia e hotelaria, entre outros.

O segundo lugar coube ao Programa de Classificação Turística dos Municípios do Mato Grosso do Sul. Promovido pelo Governo do Estado, o projeto utiliza um sistema online que estimula o planejamento, a gestão e o marketing estratégico, contribuindo para que gestores visualizem o estágio de desenvolvimento dos destinos e adotem ações voltadas a melhorias. O diretor-presidente da Fundação de Turismo estadual, Bruno Wendling, comemora a conquista. “Nossa atuação no cenário nacional dá uma mostra de como estamos trabalhando, com foco na construção de políticas públicas coletivas”, aponta.

Já o Observatório do Turismo de Minas Gerais conquistou o terceiro lugar na categoria. Trata-se de uma rede formada por entidades públicas e privadas, que mensura a situação do ramo no estado a partir de pesquisas, dados e indicadores. O secretário estadual de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, ressalta que o projeto ajuda a pavimentar avanços no segmento. “O turismo tem papel fundamental para a geração de empregos e renda. Estamos investindo em um plano de divulgação que irá promover os atrativos do estado para turistas de todo o Brasil”, adianta Matte.

VITRINE - A 2ª edição do Prêmio, realizada pelo MTur em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), busca exaltar iniciativas inovadoras, que tenham contribuído significativamente para a expansão do setor nos últimos dois anos no Brasil. Além de aclamar ações, a seleção tem como objetivo estimular a multiplicação de boas práticas, como forma de proporcionar melhorias no mercado de viagens. O anúncio dos vencedores ocorreu durante a 1ª Semana Nacional do Turismo, realizada de 3 a 6 de dezembro na capital mineira.

Edição: Cecília Melo 

 

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