Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > MTur participa de Mercado de Indústrias Criativas Argentinas
Início do conteúdo da página
MICA

MTur participa de Mercado de Indústrias Criativas Argentinas

5ª edição do Mica incentiva atividades turísticas com base na economia criativa

  • Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 11h05
  • Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 11h09
  • Acessos: 2292

 

Por Geraldo Gurgel 

28_06_19_MICA&.jpg

Evento vai até a próxima terça-feira (02/07), e irá reunir empresas e profissionais de diversos setores da economia criativa

O secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, participa a partir desta sexta-feira (28), em Buenos aires (ARG), do Mercado de Indústrias Criativas da Argentina (MICA). Esta é a quinta edição do evento, que possui relevância internacional no âmbito do Mercosul Cultural. A programação se estende até a próxima terça-feira (02), quando será encerrada a Cúpula Cultural das Américas com a presença de ministros e secretários de cultura de diversos países da região.

O MICA tem como objetivo o desenvolvimento, profissionalização e articulação das indústrias criativas. O evento contará com rodadas de negócios, espaços de networking, showcases, conferências, treinamentos e exposições. Participam do “mercado”, empresas e profissionais argentinos de diversos setores da economia criativa, entre eles, audiovisual, artes cênicas, design, edição, publicidade, música, videogames e artes visuais. Buenos Aires integra a rede internacional de cidades criativa da Unesco com o título de Cidade Criativa do Design.

“Nossa participação no MICA permite uma visão ampliada da dinâmica de integração dos setores da economia criativa, numa cidade que prioriza a arte como fator de desenvolvimento econômico e possui políticas públicas de desenvolvimento do setor há mais de 10 anos, com impactos diretos na atividade turística”, destacou Bob Santos. A agenda do secretário inclui um workshop sobre Novos Indicadores Culturais, rodada de negócios, reunião com o secretário de Cultura da Argentina, Pablo Avelluto, e diálogo estratégico sobre políticas públicas e economia criativa na América Latina promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos.

A coordenadora-geral de Meio Ambiente, Cultura e Economia Criativa do MTur, Nicole Facuri, também integra a comitiva do Brasil e ressalta a importância da presença do Ministério do Turismo no evento. “ O MICA viabiliza a aproximação e interação do MTur com representantes internacionais da economia criativa. É uma troca oportuna de experiências, fundamental para o objeto de trabalho da nossa área técnica”, disse.

O Brasil possui atualmente 8 cidades criativas reconhecidas pela Unesco: Brasília e Curitiba, no design; Belém, Paraty e Florianópolis, na gastronomia; Santos, no cinema; João Pessoa, no artesanato e Salvador, na música. Os ministérios do Turismo e da Cidadania estão articulando a implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas. São destinos turísticos com foco em atividades relacionadas ao audiovisual, artes visuais e dramáticas, conteúdo literário, design, mídias digitais, música, artesanato, folclore e culinária.

Flybondi - Ainda em Buenos Aires, o secretário Bob Santos tem reunião agendada para esta sexta-feira (28) com Felipe Rachid, diretor da companhia aérea Flybondi. A empresa aérea de baixo custo, em operação na Argentina, foi fundada em 2018. A reunião tem o objetivo de conhecer os planos de expansão da companhia e atrair investimentos para o mercado aéreo doméstico brasileiro, tendo como base a abertura do Brasil em até 100% do capital estrangeiro para empresas aéreas.

NOVA SECRETARIA – Criada neste ano, a Secretaria Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo possui, entre outras atribuições, a missão de articular ações que promovam e incentivem o consumo de produtos turísticos baseados no capital cultural, intelectual e na criatividade dos destinos.

Edição: Victor Alves

Fim do conteúdo da página