MTur leva PRT+Integrado aos circuitos turísticos de Minas Gerais
Encontros do Programa de Regionalização do Turismo discutiram ações do MTur para desenvolver os destinos do entorno do lago de Furnas
Por Geraldo Gurgel
Coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do MTur, Ana Carla Moura, fala a empresários e representantes do setor público em Formiga (MG). Foto: Divulgação/MTur
Atuação conjunta entre estados, municípios e governo federal para a formulação de políticas públicas participativas que alavanquem o turismo brasileiro. Este é o objetivo do Programa PRT+Integrado, que realizou nesta semana uma série de seminários em três regiões turísticas que contemplam destinos do entorno do Lago de Furnas, em Minas Gerais. A proposta é apresentar programas que servem de base para o desenvolvimento do setor, com atenção às especificidades e diversidade da oferta de cada região, além de promover a troca de experiências entre líderes das governanças turísticas locais.
Os encontros foram realizados em Formiga, Fama e Guaxupe, e abordaram aspectos regionais do turismo nos circuitos Grutas e Mar de Minas, Lago de Furnas e Montanhas Cafeeiras de Minas. A coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura, conversou com interlocutores do MTur em Minas Gerais, gestores municipais de turismo e instâncias de governança regionais (IGR´s), seguindo a proposta de instruir e apoiar as lideranças do setor na realização de ações e programas do MTur nos municípios.
Segundo Ana Carla, os encontros itinerantes do PRT “contribuem para construir e pactuar parcerias em favor da atuação conjunta e integrada entre as instâncias de governança, os interlocutores do MTur nos estados e a troca de experiências entre os representantes do setor”, afirmou.
A apresentação contou com informações sobre acesso ao crédito, através do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), e do Programa Prodetur + Turismo, bem como ferramentas para atração de investimentos, cadastro de prestadores de serviços do setor e fiscalização, promoção de eventos e infraestrutura turística.
FURNAS - A maior represa de Minas Gerais é alimentada por nascentes e rios cristalinos. O lago também é conhecido como o “mar de minas” e, além de gerar energia elétrica, banha 34 municípios mineiros, recriando paisagens e fazendo da região um destino que oferece atrativos naturais e uma estrutura turística que combina tradições mineiras, esportes náuticos, pesca e trilhas ecológicas. Entre os atrativos, os visitantes têm à disposição desde passeios náuticos às paisagens de mirantes do alto de morros, canyons, além de cachoeiras que desaguam nas margens do lago.
SOBRE O PROGRAMA - O PRT+Integrado, série de iniciativas compartilhadas entre MTur e interlocutores regionais de turismo, visa aprimorar o diálogo, a interlocução e promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre representantes de todos os estados brasileiros participantes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT).
Construído a partir de oficinas participativas e lançado há 12 anos, o PRT tem como foco a gestão descentralizada do turismo e trabalha sob a perspectiva de que os municípios brasileiros possam lapidar suas vocações para o setor. O trabalho regionalizado dá protagonismo às cidades e traz ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.
Edição: Vanessa Sampaio