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QUALIFICAÇÃO

Ministério do Turismo certifica mais de 4 mil alunos em cursos do setor

Conhecimentos já são aplicados no dia a dia de trabalho dos egressos. Cursos online e gratuitos aprimoram serviços prestados aos turistas no país

  • Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2019, 12h00
  • Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2019, 16h01
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Por Victor Maciel

06.05.2019 personagemBBA
Guia de turismo de Brasília (DF), Eliana Barbosa: "Após a formação, pude identificar soluções para melhor atender os diferentes tipos de público". Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação MTur

Mais de 4.200 alunos de todo o Brasil concluíram os cursos online gratuitos de atendimento ao turista e de formação de gestores ofertados pelos canais Brasil Braços Abertos (BBA) e Gestor de Turismo (CGT), do Ministério do Turismo. O prazo para a conclusão dos dois programas de estudos a distância foi encerrado na última terça-feira (30/04). São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, importantes destinos turísticos para lazer e negócios, foram os estados que registraram o maior número de participantes.

De acordo com o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Aluizer Malab, a qualificação profissional é um dos primeiros passos para aprimorar os serviços turísticos no país. “Queremos qualificar o maior número de profissionais do setor turístico para melhorarmos a qualidade e ampliarmos o atendimento aos turistas no Brasil. É dessa forma que geraremos mais empregos e renda para o país”, disse.

Os cursos são destinados a interessados em ingressar neste mercado de trabalho e aos que já atuam no setor, como é o caso da guia de turismo de Brasília (DF), Eliana Barbosa. Ela concluiu o curso de atendimento ao turista, ainda em fevereiro, e já vê resultados positivos no seu dia a dia profissional. “Após a formação, pude ver melhor o lado dos nossos clientes, suas expectativas e frustrações, bem como identificar soluções para melhor atender os diferentes tipos de público e seus diversos interesses e objetivos”, relatou. Ainda de acordo com Eliana, o curso ampliou a visão dela sobre a importância de seu trabalho para o desenvolvimento do turismo no país.

O turismólogo Fábio Grizoto, profissional da cidade de Itu (SP), também aproveitou a oportunidade oferecida pelo Ministério do Turismo para aprimorar conhecimentos na área de gestão em turismo. Ele destaca a importância desta qualificação para o desenvolvimento de seu trabalho: “este curso me ajudou a adquirir mais conhecimentos para elaborar novos projetos na área de turismo, como funcionam as licitações e o sistema Siconv”, relatou.

O turismo é uma atividade econômica que movimenta mais de 50 segmentos produtivos impactados direta e indiretamente pelo setor, com forte potencial e capacidade para geração de empregos e renda. A meta do MTur é gerar, até 2020, dois milhões de novos postos de trabalho em Turismo, inserir 40 milhões de brasileiros no mercado consumidor de viagens, promover um salto dos atuais 6,6 milhões para 12 milhões de turistas internacionais no país e ampliar aa arrecadação com o turismo internacional dos atuais US$ 5,9 bi para US$ 19 bilhões.

SOBRE OS CURSOS - O curso de Atendimento ao Turista, do canal Brasil Braços Abertos (BBA), teve como público-alvo maiores de 15 anos. Os módulos totalizavam 80 horas-aula de estudo. O aluno podia acessar o curso por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphone, tablet, Smart TV ou computador. Ao concluir o curso, o próprio aluno emitia o certificado chancelado pelo MTur e IFRJ, que é válido como curso de extensão.

Já o curso Gestor de Turismo teve como público-alvo maiores de 18 anos, preferencialmente gestores públicos e de empreendimentos privados de qualquer atividade relacionada ao setor. O curso de 50 horas foi dividido em 35 unidades e, da mesma forma que o BBA, o aluno podia acessar o conteúdo por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. O certificado vale como curso profissionalizante.

Edição: Vanessa Sampaio

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