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ENCONTRO

Promoção do turismo LGBT é tema de reunião em Brasília

Grupo discute formas de aprimorar a divulgação de destinos gay-friendly nacionais, além de garantir a boa recepção de viajantes do segmento

  • Publicado: Segunda, 30 de Julho de 2018, 15h59
  • Última atualização em Segunda, 30 de Julho de 2018, 16h45
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Por André Martins

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Crédito: Marcelo Michieletto/Divulgação MTur

A definição de um plano de trabalho para o período 2018-2022 foi o assunto, em Brasília (DF), de reunião do Comitê Gestor que discute a implementação de um acordo voltado à promoção do Brasil como destino gay-friendly. A parceria, firmada em maio entre o Ministério do Turismo, a Embratur e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT, prevê a adoção de ações como o desenvolvimento de estudos e pesquisas de diagnóstico do segmento, a fim de conhecer o perfil e os hábitos de consumo deste viajante.

Reunidos no último dia 26, os participantes discutiram a realização de uma campanha de sensibilização do trade turístico para o atendimento de visitantes LGBT, além da oferta de qualificação a trabalhadores e gestores do setor. Rodrigo Arevalos, analista da Coordenação-Geral de Turismo Responsável do MTur, previu avanços no sentido de se aprimorar a atenção a esse público. “A ideia é sensibilizar o trade e proporcionar ao turista LGBT chegar a um destino e ser bem recebido”, explicou Arevalos.

O acordo envolve ainda o apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos do ramo, além da participação conjunta em feiras de turismo. Presente à reunião, o vice-presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT, Marcelo Michieletto, destacou o potencial de crescimento na área. “Pesquisa da Organização Mundial do Turismo indica que 10% dos viajantes são do grupo LGBT. E um estudo internacional da Community Marketing aponta que o público LGBT viaja de duas a três vezes mais”, comparou.

A parceria para a promoção do segmento contempla metas previstas no Plano Nacional de Turismo 2018-2022 para oferecer acesso democrático à atividade. O grupo que debate a implementação do acordo tem nova reunião marcada para 15 de setembro.

ORIENTAÇÕES - Uma cartilha lançada em 2016 pelo MTur orienta os prestadores de serviços do setor quanto à adequada recepção do público LGBT. O Guia ‘Dicas para atender bem turistas LGBT’ reúne práticas que proporcionam acolhimento e respeito a esse viajante em destinos e equipamentos da área. A publicação é uma parceria da Pasta com o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e o Ministério da Justiça.

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Assunto(s): LGBT , gay-friendly , comitê gestor
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