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Ações de marketing garantem prêmio a Bento Gonçalves

Estudo do Ministério do Turismo revela e premia destinos que mais se destacaram em 13 quesitos avaliados
  • Publicado: Terça, 16 de Dezembro de 2014, 12h10
  • Última atualização em Terça, 16 de Dezembro de 2014, 12h10

Bento Gonçalves (RS) foi a cidade brasileira que mais evoluiu em ações de Marketing e Promoção do destino, de acordo com o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014. O desempenho da cidade gaúcha foi premiado em evento na capital federal, nesta terça-feira (16), realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas. A série histórica da pesquisa, que começou em 2008, avalia anualmente o nível de desenvolvimento de 65 destinos brasileiros considerados indutores do turismo regional. A pesquisa mede avanços em 13 variáveis relacionadas à atividade turística.

A pontuação do município registrou avanço de 15,2 pontos no quesito Marketing e Promoção do Destino, o que fez a cidade subir da quinta para a quarta posição neste ranking. O resultado se deve, especialmente, à presença da cidade em cerca de 20 feiras do setor e à capacitação de mais de 300 agentes de turismo e operadoras de viagem. O município mantém ainda um site de divulgação dos seus atrativos e perfis promocionais nas redes sociais, além de distribui informativos eletrônicos para cerca de 22 mil contatos e disponibilizar um aplicativo gratuito para celulares com as principais informações turísticas da cidade.

De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o prêmio é uma forma de reconhecer o esforço da gestão pública em ações de valorização do turismo. "Promover a cidade, tendo como base a herança da população, seus costumes e sua arquitetura gera um ganho de imagem para o destino e para o país", avalia. Segundo o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, o resultado é fruto de um trabalho focado nos roteiros de vinho da região, no turismo rural e no turismo cultural.

A Secretaria Municipal de Turismo também criou uma empresa de promoção destinada a atrair produções audiovisuais para os cenários da região. Os casebres rústicos e as paisagens bucólicas de Bento, serão cenário, por exemplo, da película "O Filme da Minha Vida", do ator e diretor Selton Mello, que será gravado em 2015.

Situada a pouco mais de 120 quilômetros de Porto Alegre, na Serra Gaúcha, a cidade está localizada em uma região produtora de vinhos de excelência. "Temos 74 vinícolas e todas investem em recepção turística para os visitantes. O comércio vem se desenvolvendo em torno da atividade turística", disse o secretário Gilberto Durante.

Outro quesito do Índice de Competitividade onde Bento Gonçalves se destacou foi Cooperação Regional, onde o município ocupa o primeiro lugar no ranking. O desempenho positivo foi conquistado graças à governança do Atuaserra, uma associação que reúne 24 prefeituras dos municípios vizinhos e 11 associações empresariais que trabalham com o objetivo de fomentar iniciativas e reconhecer as potencialidades turísticas locais.

O turismo de Bento Gonçalves obteve um aumento de 10% no número de visitantes desde a implantação de ações de marketing e promoção do destino e a realização de ações de cooperação regional na Região da Uva e Vinho. No Vale dos Vinhedos, o fluxo de turistas subiu de 248 mil pessoas em 2012 para 300 mil em 2013, um aumento superior a 20%.

O ESTUDO - O primeiro relatório do Índice de Competitividade do Turismo Nacional foi apresentado em 2008. Trata-se de uma metodologia que gera indicadores de desenvolvimento em 13 dimensões ligadas à atividade turística. A versão de 2014 é a sexta da série histórica. As variáveis consideradas na pesquisa são: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais.

Clique aqui para ouvir comentário do ministro Vinicius Lages sobre a importância da elaboração do índice.

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