Turismo na Baixada Fluminense
Roteiro da Tocha Olímpica nesta quarta-feira (03) terá ecoturismo e muito samba para celebrar o último dia antes da chegada ao Rio de Janeiro
São João de Mereti. Foto: Prefeitura
A Tocha Olímpica desembarcou nesta quarta-feira (03) no Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas antes de ficar em definitivo na capital fluminense, a chama fará uma visita à Baixada Fluminense. Será a vez de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu receberem a ilustre visitante. No percurso que marca os três meses do revezamento iniciado em Brasília (DF), o símbolo da maior competição esportiva do mundo percorrerá belos cenários naturais com direito a paisagens de serra e Mata Atlântica, além de visitar a casa de uma das mais tradicionais escolas de samba do estado, a Beija-Flor de Nilópolis.
A primeira parada será em Duque de Caxias, um dos municípios mais expressivos em desenvolvimento urbano e industrial do estado. Apesar disso, seu crescimento em nada interfere na natureza. A cidade abriga áreas, onde a preservação ambiental se faz presente, como o Parque Municipal da Taquara, com inúmeras cachoeiras, nascentes e quedasd’água cristalinas, e a Reserva Municipal Biológica do Parque Equitativa, local que acolhe um dos poucos espaços de Mata Atlântica na região da Baixada Fluminense.
Desfile da escola de samba Beija-Flor. Foto: divulgação
São João de Meriti tem um dos maiores adensamentos populacionais da América Latina. A cidade que já foi uma grande produtora de milho, feijão e açúcar, tem na Igreja da Matriz, uma importante referência da religiosidade de seus moradores. O local abriga, anualmente, a Festa do Padroeiro São João Batista, marca registrada da cidade com apresentações de quadrilhas, artistas locais e shows.
Nilópolis é o orgulhoso berço da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, detentora de 13 títulos no Carnaval carioca. Um dos ícones do Carnaval mais animado do mundo, a quadra da escola é ponto de encontro entre moradores e turistas em visita à região. Para os amantes da natureza, opções de caminhadas, trilhas, observação da fauna e flora no Parque Natural de Gericinó.
A penúltima parada do dia será em Belford Roxo, que possui a sétima maior população do estado. Próximo ao centro da cidade é possível desfrutar de atrações culturais, como o Centro Cultural Donana e a Casa de Cultura de Belford Roxo, com oferta de manifestações culturais em espaço para exposições, sessão de cinema, peças de teatro, roda de leitura, encontros poéticos e shows. Outra opção de passeio é a Fazenda do Brejo, que faz parte da história do município e já recebeu personagens ilustres da história do Brasil. Há ainda a Fazenda Boa Esperança, antiga produtora de laranja e café para exportação, que possui boa parte dos imóveis da época preservados.
Ante de chegar ao Rio de Janeiro, o símbolo olímpico passará à noite em Nova Iguaçu que destaca-se pela oferta turística na Baixada Fluminense. Um exemplo é a Serra do Vulcão, ideal para a prática de esportes radicais e ecoturismo, com acesso pelo Parque Municipal de Nova Iguaçu. Além de remanescentes da Mata Atlântica, o parque abriga valores históricos e culturais como a sede da Fazenda Dona Eugênia, do final do século XIX. Preservado e em plena atividade, o Reservatório Rio D'Ouro, construído em 1880, é uma joia arquitetônica, localizada em um sítio natural coberto pela Mata Atlântica.