5 formas de se apaixonar pela Região dos Lagos, no Rio de Janeiro
Na reta final, revezamento da tocha passa por Rio das Ostras, Armação de Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio
Por Juliana Boechat, enviada especial á Cabo Frio
Vista de Cabo Frio. Crédito: Embratur
A Região dos Lagos é um paraíso de sol e de praias de águas transparentes e uma tonalidade de azul que deixa qualquer um de queixo caído. Esse cantinho do litoral privilegiado por ter sol quase o ano inteiro é muito visitado pelos cariocas nos feriados e férias de fim de ano, mas também tem projeção internacional. É aqui que estão Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio (o ABC do Rio)!
Desde o último sábado, o Ministério do Turismo está na região em uma Press Trip com jornalistas do Trivago, Estadão e Correio Braziliense, como parte do projeto para divulgar os destinos brasileiros que vão receber o revezamento da Tocha Olímpica.
Veja abaixo algumas atrações da região que podem te fazer prolongar a estadia no Estado do Rio. Acompanhe mais detalhes da região no Twitter do Ministério do Turismo (@Mturismo).
Praias
A beleza das águas da região. Crédito: Embratur
A beleza das praias e a badalação em torno delas são o principal atrativo da Região dos Lagos. Em Cabo Frio, conheça as praias do Peró, do Foguete, do Forte e das Dunas. Em Búzios, a Geribá é famosa e badalada. Só em Arraial do Cabo são sete praias, sendo algumas com acesso apenas por trilhas ou barcos, o que as tornam ainda mais especiais.
História
Igreja em Cabo Frio. Crédito: Gustavo Messina
Cabo Frio é o centro da história da região. É a 7ª vila erguida no Brasil e a 5ª do Rio de Janeiro. O Bairro da Passagem, que já foi habitado pela família real portuguesa e por escravos na época da colonização, hoje leva um ar de história e boemia. Bares charmosos com música ao vivo e construções tombadas pelo Iphan dão a cara do local, que vale ser visitado com um guia que relembre a história.
Aos últimos domingos do mês, uma roda de samba e de jongo podem ser deliciosamente apreciadas na praça central do bairro.
Compras
Crédito: Gustavo Messina
Entre uma praia e outra, um fato e outro da história, se perca nas compras! Em Búzios, todas as marcas estão reunidas na rua das pedras. As lojas são charmosas, com vista para o mar, e as galerias te fazem querer prolongar o tempo ali. Em Cabo Frio, não perca a Rua dos Biquínis: 400 metros e quase 100 lojas de moda praia. Os preços começam em R$20 e tem para todos os gostos!
Esportes ao ar livre
Prática de Windsurf. Crédito: Gustavo Messina
O clima e as mais variadas formas de praia (enseadas ou mar aberto) da região dos lagos permite a prática de vários esportes. De maio e outubro, Cabo Frio fica perfeito para o surf. Não à toa, Arraial é conhecida como a capital do mergulho. É possível ver peixes, corais e até naufrágios não tão longe da costa. Em Búzios, tem um pouco de tudo: stand up pode ser uma boa opção nas praias mais calmas.
Gastronomia
A deliciosa gastronomia local. Crédito: Gustavo Messina
Não há um tipo de gastronomia específica na região dos lagos. Ali, encontra-se de tudo: comida japonesa, tailandesa, árabe, italiana e de frutos do mar. Prove os frutos do mar e os peixes! Muitos são pescados e limpos no porto da cidade mesmo, mais frescos impossível! Acompanhe o calendário de festivais gastronômicos da região - de 2 de setembro a 2 de outubro acontece o Cabo Frio Sabores - e se delicie!
INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo já investiu R$ 13,8 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística nos municípios fluminenses que receberão o símbolo olímpico nesta segunda-feira, como a urbanização da orla em Iguaba Grande e a implantação de sinalização turística em São Pedro da Aldeia.