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Porto Seguro se destaca por boas práticas em turismo

Ideia inovadora para a conscientização ao enfrentamento da exploração sexual infantil foi eleita entre as melhores práticas do setor de turismo em 2014
  • Publicado: Quarta, 17 de Dezembro de 2014, 12h42
  • Última atualização em Quarta, 17 de Dezembro de 2014, 12h41

Deborah de Salles

O bloco carnavalesco “Disque 100” de Porto Seguro (BA), que abordou a questão do enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes com criatividade e grande visibilidade, está entre as boas práticas de gestão e inovação selecionadas pelo Ministério do Turismo. A experiência foi selecionada para compor a publicação Boas Práticas no Turismo, lançada na terça-feira (16), em Brasília (DF), pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

O projeto chamou atenção de turistas e moradores da cidade sobre a importância de estar atento e denunciar qualquer suspeita de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Lançada em fevereiro de 2014, a iniciativa foi da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social de Porto Seguro e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Devido à relevância do tema e a forma diferenciada de abordá-lo, os turistas avaliaram positivamente a iniciativa – o que garante a permanência do bloco nos próximos anos. As denúncias podem ser realizadas pelo Disque 100, ferramenta gratuita e disponibilizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A expectativa do Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas é que gestores de instâncias públicas e privadas, envolvidos com o turismo, sejam instigados a incrementar ações já existentes ou mesmo criar novos projetos e arranjos locais, com foco na diferenciação de produtos e serviços turísticos.

O destaque em inovação foi mapeado em pesquisa do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, realizada pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do MTur, para acompanhar a evolução da atividade turística em 65 destinos de todo o país. O trabalho de campo foi realizado entre março e junho deste ano. Ao todo, 11 projetos, em mais de 80 analisados, se destacaram pela inovação em um produto, processo, método de marketing ou organizacional. O objetivo é identificar e divulgar as boas ideias desenvolvidas por destinos brasileiros, a fim de multiplicar essas iniciativas.

Clique aqui para ouvir comentário do secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz, sobre a importância da divulgação de boas práticas.

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