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Roteiro de São João é tema de reunião na WTM

Reunião realizada em uma das mais importantes feiras do Setor apresenta propostas para estruturar os festejos juninos.

  • Publicado: Quarta, 30 de Março de 2016, 16h37
  • Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2016, 17h46

 Por Gustavo Henrique Braga

 
Oficina sobre São João. Foto: Gustavo Braga

Pouco mais de um mês após encontro que reuniu artistas ligados ao forró, representantes de secretarias estaduais de turismo nordestinas e o então ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, um novo passo foi dado nesta quarta-feira (30) com o intuito de transformar as festas juninas em um produto turístico consolidado a ser vendido no Brasil e no exterior.

Durante a feira internacional de Turismo WTM, em São Paulo, o Ministério do Turismo promoveu uma oficina para reunir ideias, propostas e sugestões que ajudem na construção do conceito de produtos turísticos relacionados os festejos juninos e para a definição de critérios para a promoção desses atrativos. O encontro contou com cerca de 30 participantes entre representantes de associações ligadas ao setor, governos estaduais e municipais, além de demais interessados.

“Hoje pudemos ouvir as pessoas que efetivamente fazem esse evento para avaliar de que forma o Ministério do Turismo pode contribuir para o aumento do fluxo de visitantes durante as festas de São João”, contou o diretor de marketing do MTur, Márcio Nascimento.

Durante o encontro, a pasta apresentou seis propostas de ações que foram debatidas pelos participantes: a elaboração de uma pesquisa sobre o perfil do turista que frequenta essas festas; o lançamento de uma campanha nacional de incentivo as viagens no São João; a divulgação desses destinos em feiras e eventos; a realização de press trips para jornalistas e blogueiros; a destinação de recursos de emendas parlamentares para obras de infraestrutura turística nos destinos onde há São João e a inclusão das festas juninas no calendário de eventos do MTur.

Ao fim da oficina, foi sugerido o seguinte conceito deste tipo de produto turístico: “conjunto de atrativos, equipamentos e serviços oferecidos em torno de uma celebração ou evento popular de origem religiosa, motivadora do deslocamento de turistas de junho a agosto, caracterizada por gastronomia, danças, músicas, trajes e ornamentações que remetem às tradições e identidades locais”. Esta definição ainda será validada no âmbito do Ministério do Turismo, podendo ser levada em consideração pela pasta na elaboração de eventuais políticas relacionadas ao tema.

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Marketing do MTur, Márcio Nascimento, destaca a importância do encontro para a definição de estratégias na área.

 

 

 

 

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