Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2019 > Últimas notícias > Prazer do turismo ao alcance de todos
Início do conteúdo da página

Prazer do turismo ao alcance de todos

Referência em acessibilidade, Socorro (SP) recebe Seminário de Multiplicação de Boas Práticas
  • Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2009, 05h06
  • Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2009, 16h55

A Estância Hidrotermal de Socorro (SP) foi o segundo município brasileiro a receber o Seminário de Multiplicação de Boas Práticas, que faz parte da segunda etapa do projeto “Destinos Referência em Segmentos Turísticos”, do Ministério do Turismo (MTur). O evento, que termina na noite desta quinta-feira (04), é destinado a empresários, gestores da região e de outros destinos relacionados ao segmento de Aventura Especial. Cerca de 30 pessoas participam das atividades. Entre elas, representantes do município e dos estados de Pernambuco, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Na ocasião, os participantes conheceram pontos e empreendimentos turísticos adaptados para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, como o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos. Além disso, percorreram trechos da cidade com os olhos vendados. A intenção, segundo a coordenadora geral de Segmentação do MTur, Sáskia Lima, era simular experiência de locomoção de um deficiente visual na cidade, que é destino referência do MTur em Turismo de Aventura Especial.

“Os participantes do encontro puderam experimentar as dificuldades vividas pelas pessoas com deficiência, foram sensibilizados, e perceberam a importância da adoção de procedimentos para a adequação de espaços físicos”, contou a coordenadora.

A realização do seminário em Socorro é fruto de uma parceria entre o MTur e o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC), com apoio da Prefeitura Municipal de Socorro, da Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (AVAPE) e da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA).

Em 2008, Socorro recebeu R$ 1,7 milhão do MTur, destinado à adoção de medidas para a garantia de um atendimento de qualidade às pessoas com deficiência. Com os investimentos, o município recebeu obras de infraestrutura turística, cursos de qualificação profissional, adequamento de passeios, equipamentos especiais, dentre outros.

O próximo Seminário de Multiplicação de Boas Práticas acontecerá nos dias 09 e 10 de novembro, no município de Lençóis (BA), que  é destino referência do MTur no segmento de Aventura.

 
ACESSIBILIDADE

Para mais informações sobre a regulamentação da acessibilidade no Brasil, acesse aqui o Manual do Orientação de Turismo e Acessibilidade, do MTur.

DESTINOS REFERÊNCIA

O projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos, iniciado em 2008, prevê a estruturação de 10 municípios brasileiros, a partir de segmentos prioritários para a promoção nacional e internacional.

Conheça os 10 destinos contemplados pelo projeto:
 

Segmento
Cidades
Sol e Praia
Jijoca de Jericoacoara – CE
Aventura
Lençóis (Chapada Diamantina) – BA
Estudos e Intercâmbio
São João Del Rei – MG
Negócios e Eventos
Ribeirão Preto – SP
Ecoturismo
Santarém e Belterra – PA
Cultural
Paraty – RJ
Rural
Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Rancho Queimado e Urubici – SC
Pesca
Barcelos – AM
Aventura Especial
Socorro – SP
Cinema
Brasília – DF


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página